Fatores intervenientes na gerência do cuidado do enfermeiro: estudo descritivo
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF
PDF (Español (España))
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Palavras-chave

Care Management
Family Health Strategy
Involving Factors. Gerencia del cuidado
Estrategia Salud de la familia
Factores Intervinientes. Gerência do cuidado
Estratégia Saúde da Família
Fatores Intervenientes.

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: Investigar os fatores intervenientes na realização das ações de gerência do cuidado. Método: Estudo descritivo, realizado com 32 enfermeiros da Atenção Básica de Maracanaú-CE, de Maio a Julho de 2012. Recorreu-se ao processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo para ordenação e organização dos dados. Resultado: Principais dificuldades apontadas foram: demanda excessiva; resistência dos usuários às atividades de prevenção e promoção em saúde e; estrutura organizacional precária. As facilidades apresentadas foram: apoio da secretaria de saúde, trabalho em equipe e autonomia do enfermeiro. Discussão: As dificuldades vivenciadas, especialmente atreladas à precarização do processo de trabalho e o modelo assistencial tradicional, distanciam o cuidado do processo gerencial, enquanto o trabalho em equipe, o apoio da gestão e a autonomia fomentam a interação do cuidado com a gerência. Conclusão: A Atenção Básica apresenta ambivalências, pois ora viabiliza e ora apresenta cisão entre o cuidado e a gerência do cuidado.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20134081
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF
PDF (Español (España))
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Referências

Christovam BP, Porto IS, Oliveira DC. Gerência do cuidado de enfermagem em cenários hospitalares: a construção de um conceito. Rev Esc Enferm USP. 2012 Jun; 46(3): 734-41.

Felli VEA, Peduzzi M. O trabalho gerencial em enfermagem. In: Kurcgant P, coordenadora. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010.

Hausmann M, Peduzzi M. Articulação entre as dimensões gerencial e assistencial do processo de trabalho do enfermeiro. Texto Contexto Enferm. 2009; 18(2):258-65.

Lefèvre F, Lefèvre AMC. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). 2.ed. Caxias do Sul: Educs; 2005.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n. 2.488/GM de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF); 2011.

Medeiros CRG et al. A rotatividade de enfermeiros e médicos: um impasse na implementação da Estratégia de Saúde da Família. Ciênc Saúde Coletiva. 2010; 15 (suppl.1): 1521-31.

Franco TB, Merhy EE. Programa de Saúde da Família (PSF): contradições de um programa destinado à mudança do modelo tecnoassistencial. In: Merhy EE, et al. O trabalho em saúde: olhando e experienciando o SUS no cotidiano: o debate no campo da saúde coletiva. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 2007. p.55-124.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de estrutura física das unidades básicas de saúde: saúde da família. 2 ed. 52 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Brasília, DF; 2008.

Ximenes NFRG, Sampaio JJC. Processo de ascenção ao cargo e as facilidades e dificuldades no gerenciamento do território na Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Enferm. 2008, 61 (1): 36-45.

Azzolin GMC, Peduzzi M. Processo de trabalho gerencial e processo de enfermagem na perspectiva de docentes de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS) 2007 dez; 28(4):549-55.

Faustino AM, Jesus CAC, Reis PED, Moura EF, Medeiros KC, Amorim MAN. Models management of nursing care: qualitative study. Online Braz J Nurs [periodic online]. 2010 May 26; [Cited 2011 April 28]; 9(1): Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/2843

Pavoni DS, Medeiros CRG. Processos de trabalho na equipe Estratégia de Saúde da Família. Rev Bras Enferm. 2009 Abr; 62(2): 265-71.