Validação da metodologia problematizadora na educação permanente em saúde: um estudo experimental
HTML (English)
PDF (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
HTML
PDF

Palavras-chave

Assistência Farmacêutica
Educação Continuada
Estudos de Validação
Aprendizagem Baseada em Problemas.

PlumX Metrics

Resumo

Trata-se de um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense, que tem por objetivo principal validar a metodologia da problematização na Educação Permanente em Saúde aplicada aos hemocomponentes. Os objetivos específicos são exercer a Assistência Farmacêutica Hemoterápica, amparada na interdisciplinaridade, no contexto do SUS e obter evidências objetivas de que a metodologia problematizadora é capaz de produzir resultados satisfatórios no processo de Educação Permanente em Saúde. Constitui-se de estudo experimental, de abordagem quantitativa, a ser realizado em um hospital de ensino oncológico no município do Rio de Janeiro. Os sujeitos serão enfermeiros transfusionistas e os aspectos éticos serão respeitados conforme a Resolução CNS 196/1996
https://doi.org/10.5935/1676-4285.2012S021
HTML (English)
PDF (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
HTML
PDF

Referências

Araújo FQ, Prado EM. Análise das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. Revista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro, vol. 5, p. 96-108, 2008.

Cyrino EG, Toralles-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área de saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, vol. 20, n. 3, 2004.

Lino MM. et al. The reality of Nursing Continuing Education in The Public Health Services. A descriptive study. Online Brazilian Journal of Nursing [periódico online], Rio de Janeiro (RJ) 2006 dezembro; 6(0). Disponível em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/619/147. Acessado em: 01 julho 2012.