Resumo
Trata-se de um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense, que tem por objetivo principal validar a metodologia da problematização na Educação Permanente em Saúde aplicada aos hemocomponentes. Os objetivos específicos são exercer a Assistência Farmacêutica Hemoterápica, amparada na interdisciplinaridade, no contexto do SUS e obter evidências objetivas de que a metodologia problematizadora é capaz de produzir resultados satisfatórios no processo de Educação Permanente em Saúde. Constitui-se de estudo experimental, de abordagem quantitativa, a ser realizado em um hospital de ensino oncológico no município do Rio de Janeiro. Os sujeitos serão enfermeiros transfusionistas e os aspectos éticos serão respeitados conforme a Resolução CNS 196/1996Referências
Araújo FQ, Prado EM. Análise das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. Revista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro, vol. 5, p. 96-108, 2008.
Cyrino EG, Toralles-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área de saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, vol. 20, n. 3, 2004.
Lino MM. et al. The reality of Nursing Continuing Education in The Public Health Services. A descriptive study. Online Brazilian Journal of Nursing [periódico online], Rio de Janeiro (RJ) 2006 dezembro; 6(0). Disponível em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/619/147. Acessado em: 01 julho 2012.