Resumo
Projeto de dissertação do Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense que tem como objetivo geral analisar o processo de implantação das ações de Educação Permanente (EP) em um hospital psiquiátrico do Município de Niterói/ RJ. E como objetivos específicos descrever as mudanças no trabalho da equipe de enfermagem nesse hospital, a partir da implantação de um grupo de discussão/supervisão, e descrever as características da EP como dispositivo de mudança na prática profissional na saúde mental. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta dos dados se dará a partir de entrevista aberta com profissionais de enfermagem, grupo focal e o diário de campo. Os dados serão analisados com base na análise de conteúdo. Com o presente estudo espera-se uma mobilização interna no hospital, a elaboração de um projeto que proporcione alternativas para expansão e fortalecimento do processo de EP nesse espaço.
Referências
MERHY, Emerson Elias. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: HUCITEC; 2007.189 p.
Mângia Elisabete Ferreira. Formação e educação permanente para produzir boas práticas em saúde mental. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo [periódico na Internet]. 2009 Ago [citado 2012 Jul 02]; 20(2): I-II. Disponível em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-91042009000200001&lng=pt. Acessado em: 10 junho 2012.
Lino M.Backes V.Schmidt S.Ferraz F.Prado M.Martins S. The reality of Nursing Continuing Education in the Public Health Services. A descriptive study Online Brazilian Journal of Nursing [serial on the Internet]. 2007 January 20; [Cited 2012 July 2]; 6(0): [about ## p.]. Available from: <http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/619>. Acessado em: 01 julho 2012.