Resumo
Estudo exploratório descritivo realizado com o objetivo de propor um modelo teórico de pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem. Realizaram-se três sessões de grupo focal, com sete discentes de enfermagem, visando à definição e relação de habilidades de pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem, utilizando-se a análise de conteúdo. Obteve-se que o conhecimento técnico-científico e experiência clínica permeiam as fases do processo diagnóstico em enfermagem; a coleta de dados requer análise, aplicação de padrões, conhecimento do paciente e perspectiva contextual; a interpretação e agrupamento de dados envolvem análise, aplicação de padrões e raciocínio lógico; as hipóteses diagnósticas são julgadas com raciocínio lógico e discernimento para tomar decisão quanto ao diagnóstico de enfermagem prioritário. Observou-se a complexidade do processo diagnóstico em enfermagem com base em habilidades de pensamento crítico na tomada de decisão sendo possível pensar em estratégias de desenvolvimento para facilitar a operacionalização do processo diagnóstico em enfermagem.
Referências
Gordon M. Nursing diagnosis: process and application. St Louis: Mosby; 1994.
Lunney M. Use of Critical Thinking in the Diagnostic Process. International Journal of Nursing Terminologies and Classification. 2010;21(2):82-8.
Facione PA, Facione NC, Giancarlo C. The disposition toward critical thinking: its character, measurement and relationship to critical thinking skills. J Informal Logic. 2000;20(1):61-84.
Garcia TR, Nóbrega MML, Carvalho EC. Nursing process-application to the professional practice. OBJN [Internet] 2004 [citado 2011 set. 13];3(2). Disponível em: http://www.uff.br/nepae.
Crossetti MGOC. Processo diagnóstico na enfermagem: condições para a tomada de decisão do enfermeiro. Enferm Atual. 2008;8(44):45-50.
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2007.
Dall’agnoll CM, Trench MH. Grupos focais como estratégia metodológica em pesquisas na enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 1999;20(1):5-25.