Resumo
Visando à avaliação dos programas de capacitação profissional, este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do um treinamento sobre precauções de contato ministrado a profissionais de enfermagem. Trata-se de estudo de desenho correlacional. Constituíram-se de material de análise, as avaliações da aprendizagem pré e pós-treinamento (n=248), realizadas no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo as quais foram submetidas à estatística descritiva e inferencial. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição. Os principais resultados mostraram que, comparando-se os momentos pré e pós-treinamento, houve aumento significante no momento pós da nota média, em 10 das 14 questões que compunham a avaliação. Embora tenha sido constatada a eficácia do treinamento, percebe-se a necessidade de aprimorar o método de diagnóstico de necessidades das ações educativas, bem como evoluir para uma metodologia de avaliação mais aprofundada, que permita a apreciação dos resultados do treinamento na prática assistencial
Referências
Pilati R, Borges-Andrade JE. Construção de medidas e delineamentos em avaliação de TD&E. In: Borges-Andrade JE. Abbad GS, Mourão L. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed; 2006. p. 359-84.
Vargas MRM, Abbad GS. Bases conceituais em treinamento, desenvolvimento e educação – TD&E. In: Borges-Andrade JE, Abbad GS, Mourão L. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed; 2006. p. 137-158.
Borges-Andrade JE. Avaliação integrada e somativa em TD&E. In: Borges-Andrade JE, Abbad GS, Mourão L. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed; 2006. p. 343-58.
Erdmann AL, Mello ASF, Andrade SR, Drago LC. Organization of care practices in the health network. Online Brazilian Journal of Nursing [serial on the Internet]. 2011 May 3; [Cited 2011 October 20]; 10(1). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3220
Organización Panamericana de la Salud. Capacitación del personal de los servicios de salud (OPAS). Quito; 2002. (Proyectos relacionados com los procesos de reforma sectorial, 137).
LoBiondo WG, Haber J. Pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização. E Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001.
Menezes RX, Azevedo RS. Bioestatística não paramétrica. In: Massad E, Menezes RX, Silveira PSP, Ortega NRS. Métodos quantitativos em medicina. São Paulo: Manole; 2004.
Triola MF. Introdução à estatística. Rio de Janeiro: LTC; 2005.
Mira, VL. Avaliação de programas de treinamento e desenvolvimento da equipe de enfermagem de dois hospitais do município de São Paulo. Tese (livre-docência). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.
Otrenti E. Avaliação de processos educativos formais para profissionais da área da saúde: revisão integrativa de literatura [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2011.