Percepção dos usuários sobre o serviço de ouvidoria em saúde: pesquisa descritiva
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Palavras-chave

Health Evaluation
Patient Advocacy
Quality of Health Care Evaluación de la salud
Defensa de los Pacientes
Calidad de los Cuidados em la Salud Avaliação em Saúde
Ouvidoria dos Pacientes
Qualidade dos Cuidados de Saúde

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Resumo

Objetivo: Avaliar a percepção dos usuários sobre o serviço de ouvidoria em saúde.  Método: Estudo descritivo, realizado em uma Instituição de referência em Traumatologia e Ortopedia, no Município do Rio de Janeiro, no ano de 2010. O instrumento utilizado foi submetido à validação por meio do processo de Face Validity. Resultado: Dentre os 155 usuários entrevistados, apenas 97 afirmaram saber o que seria o serviço de ouvidoria, 60% deles citaram que o setor seria para fazer reclamações, enquanto que a percepção de que é para fazer elogios reuniu 42,6% das opiniões. Discussão: O conhecimento da percepção do usuário deve ser valorizado, como parte dos estudos das relações interpessoais, no âmbito dos serviços de saúde e como instrumento de controle social. Conclusão: Destaca-se a ouvidoria como um mecanismo indutor de mudanças, pois permite a participação dos usuários por meio da manifestação de suas expectativas e necessidades, criando-se indicadores para o processo de melhoria.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20120049
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