Resumo
Objetivo: Avaliar a percepção dos usuários sobre o serviço de ouvidoria em saúde. Método: Estudo descritivo, realizado em uma Instituição de referência em Traumatologia e Ortopedia, no Município do Rio de Janeiro, no ano de 2010. O instrumento utilizado foi submetido à validação por meio do processo de Face Validity. Resultado: Dentre os 155 usuários entrevistados, apenas 97 afirmaram saber o que seria o serviço de ouvidoria, 60% deles citaram que o setor seria para fazer reclamações, enquanto que a percepção de que é para fazer elogios reuniu 42,6% das opiniões. Discussão: O conhecimento da percepção do usuário deve ser valorizado, como parte dos estudos das relações interpessoais, no âmbito dos serviços de saúde e como instrumento de controle social. Conclusão: Destaca-se a ouvidoria como um mecanismo indutor de mudanças, pois permite a participação dos usuários por meio da manifestação de suas expectativas e necessidades, criando-se indicadores para o processo de melhoria.
Referências
Melleiro MM, Tronchin DMR. Percepção de acompanhantes-usuários e enfermeiros sobre qualidade assistencial em Unidades Pediátricas. Acta Paul. Enferm. 2010; 23(5): 646-651.
Souza RCR. A ouvidoria como instrumento de avaliação e melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem [Dissertação]. Escola de Enfermagem Alfredo Pinto-UNIRIO; 102f. 2010.
D'Innocenzo M, Adami NP, Cunha ICKO. O movimento pela qualidade nos serviços de saúde e enfermagem. Rev. bras. enferm. 2006; 59(1): 84-88.
Thomas JR, Nelson JK, Silverman. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Lima DVM. Desenhos de pesquisa: uma contribuição ao autor. Online Brazilian Journal of Nursing. 2011. Acessado: 24 maio de 2012; 10(2). Disponível em:http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3648
Machineski G, Lima M, Bonilha A, Schneider J. The users' perception in relation to health practices: a literary analysis. Online Brazilian Journal of Nursing. 2009. Acessado: 18 abril de 2011; 8(2). Disponível em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/2272
Lopes JL, Cardoso MLAP, Alves VLS e D'innocenzo M. Satisfação de clientes sobre cuidados de enfermagem no contexto hospitalar. Acta Paul. Enferm. 2009; 22(2): 136-141.
Cruz, WBS e Melleiro, MM. Análise da satisfação dos usuários de um hospital privado. Rev. esc. enferm. USP. 2010; 44(1): 147-153.
Lima MADS, Ramos DD, Rosa RB, Nauderer TM, Davis R. Acesso e acolhimento em unidades de saúde na visão dos usuários. Acta Paul. Enferm. 2007; 20(1): 12-17.
Erdmann AL, Mello ALSF, Andrade SR, Drago LC. Organization of care practices in the health network. Online Brazilian Journal of Nursing. 2011. Acessado: 18 abril 2011; 10(1). Disponível em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2011.3220.1