Resumo
Este estudo aborda questões relacionadas com a enfermagem em saúde ocupacional, em relação ao processo de trabalho no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, apresentando formas de cuidar/cuidado na prisão, configurando situações de periculosidade. Desta forma, o problema de pesquisa aborda questões do processo de trabalho no HCTP e as interferências na saúde dos profissionais de enfermagem. Pesquisa qualitativa, descritiva, tendo como cenário um hospital localizado na cidade de Niterói/RJ e como sujeitos os componentes da equipe de enfermagem. Serão utilizados para a coleta de dados um instrumento de desenvolvimento sócio-cultural e entrevista semi-estruturada. Será utilizada a análise de conteúdo por categorias temáticas, com base em Bardin, à luz dos trabalhos de Dejours sobre psicopatologia
Referências
Carrara SL. O crime e loucura: o aparecimento do manicômio judiciário na passagem do século. Rio de Janeiro (RJ): EdUERJ; 1998.
Santos MLSC, Souza FS, Santos CVSC. As Marcas da Dupla Exclusão: experiências da enfermagem com o psicótico infrator. Texto & Contexto Enferm. 2006; 15 (nº esp.): 79-87.
Rocha MCP, Martino MMF, Ferreira LRC. Stress of nurses working in different departments of the hospital: a descriptive study. Online Braz J of Nurs [periodic online]. 2009 [cited 2011 Jul 30]; 8(1). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.2555/562.