Hospital psiquiátrico de custódia: interferências na saúde do trabalhador de enfermagem - estudo descritivo
HTML (English)
PDF (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
HTML
PDF

Palavras-chave

Nursing
Team
Occupational Health
Psychiatric Nursing
Prisons. Grupo de Enfermería
Salud Laboral
Enfermería Psiquiátrica
Prisiones. Equipe de Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Enfermagem Psiquiátrica
Prisões.

PlumX Metrics

Resumo

Este estudo aborda questões relacionadas com a enfermagem em saúde ocupacional, em relação ao processo de trabalho no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, apresentando formas de cuidar/cuidado na prisão, configurando situações de periculosidade. Desta forma, o problema de pesquisa aborda questões do processo de trabalho no HCTP e as interferências na saúde dos profissionais de enfermagem. Pesquisa qualitativa, descritiva, tendo como cenário um hospital localizado na cidade de Niterói/RJ e como sujeitos os componentes da equipe de enfermagem. Serão utilizados para a coleta de dados um instrumento de desenvolvimento sócio-cultural e entrevista semi-estruturada. Será utilizada a análise de conteúdo por categorias temáticas, com base em Bardin, à luz dos trabalhos de Dejours sobre psicopatologia

https://doi.org/10.5935/1676-4285.2012S002
HTML (English)
PDF (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
HTML
PDF

Referências

Carrara SL. O crime e loucura: o aparecimento do manicômio judiciário na passagem do século. Rio de Janeiro (RJ): EdUERJ; 1998.

Santos MLSC, Souza FS, Santos CVSC. As Marcas da Dupla Exclusão: experiências da enfermagem com o psicótico infrator. Texto & Contexto Enferm. 2006; 15 (nº esp.): 79-87.

Rocha MCP, Martino MMF, Ferreira LRC. Stress of nurses working in different departments of the hospital: a descriptive study. Online Braz J of Nurs [periodic online]. 2009 [cited 2011 Jul 30]; 8(1). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.2555/562.