História em quadrinhos sobre saúde sexual e reprodutiva de adolescentes: protocolo de revisão de escopo

Resumen

Objetivo: Descrever as etapas da revisão de escopo, cuja proposta é mapear evidências sobre a utilização de histórias em quadrinhos como estratégia de aprendizagem na saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Método: Trata-se de um protocolo de revisão de escopo, orientado pelas diretrizes do Joanna Briggs Institute, escrito de acordo com os itens do PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Tal protocolo norteará o processo de identificação das fontes de dados, extração e análise dos resultados, o que dará suporte a ações de educação em saúde com a utilização da tecnologia em questão, frente às questões clínicas cada vez mais emergentes no âmbito da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Protocolo registrado na Open Science Framework (OSF): https://osf.io/32sed.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20246698
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))
HTML (English)
HTML (Português (Brasil))
EPUB (English)
EPUB (Português (Brasil))
AUDIO (English)
AUDIO (Português (Brasil))

Citas

Germano SNF, Rodrigues AA, Bessa FB, Matos PHL, & Evangelista SS. Educational techno logies applied to sexual and reproductive health of adolescents from public schools Tecnologías educativas aplicadas a la salud sexual y. Revista Eletronica Acervo de Saúde. 2020; 12(11), 1–11. https://doi.org/https://doi.org/10.25248/reas.e3825.2020

Oliveira MPC de A, Monteiro RJS, Beilan RB, Lima LS, & Gontijo DT. "É decidindo que

se aprende a decidir": validação de jogo digital sobre saúde sexual e reprodutiva na

adolescência. Adolescencia e Saude. 2020; 17(2), 24–33.

Germano SNF, Rodrigues AA, Bessa FB, Matos PHL, & Evangelista SS. Educational techno logies applied to sexual and reproductive health of adolescents from public schools Tecnologías educativas aplicadas a la salud sexual y. Revista Eletronica Acervo de Saúde. 2020;12(11), 1–11. https://doi.org/https://doi.org/10.25248/reas.e3825.2020

Oliveira MI. Construção e validação de Gibi Educacional sobre saúde sexual e reprodutiva de adolescentes escolares. Diss apresentada ao Programa Pós- Grad em Enferm do Cent Ciências da Saúde da Univ Fed Pernambuco, para obtenção do título Mestre. 2018;0–103

Sridhar A, Friedman S, Grotts JF, & Michael B. Effect of theory-based contraception

Comics on subjective contraceptive knowledge: a pilot study. Contraception.

;99(6),368–372. Available from:

https://www.contraceptionjournal.org/article/S00107824(19)30055-1/fulltext

Seixas R, & Favaro DMM. Histórias em quadrinhos (HQ) como método avaliativo usado na educação sexual: Investigações acerca da gravidez na adolescência. Revista Memorare. 2020;7(1), 27. https://doi.org/10.19177/memorare.v7e1202027-52

Peters MDJ, Godfrey C, & McInerney P. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris, E. & Munn Z (Editors). Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual. Available from: https://reviewersmanual.joannabriggs.org/

Tricco AC. (2018). PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. 169(7),467-473. doi: 10.7326/M18-0850.

Jones CB, Aveyard H, Heber OR, Isham L, Taylor J, & O'Malley L. Scoping reviews: the PAGER framework for improving the quality of reporting. International Journal of Social Research Methodology. 2022, 25(4). Available from : https://doi.org/10.1080/13645579.2021.1899596

Page MJ, McKenzie J, Bossuyt P, Boutron I, Hoffmann T, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic

reviews. MetaArXiv Preprint; 2020. Available from: https://osf.io/preprints/metaarxiv/v7gm2/

Bramer, WM. Reference checking for systematic reviews using EndNote. Journal of the Medical Library Association. 2018, 106(4):542-546. Available from: http://orcid.org/0000-0003-2681-9180

Escaldelai FM, Escaldelai Lm Bergamaschi DP. Systematic Review Support software system: web-based solution for managing duplicates and screening eligible studies. Rev Bras Epidemiol. 2022; 25: 1-10. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-549720220030

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2024 Array