Práticas aplicadas nas escolas em situações de automutilação em adolescentes: protocolo de revisão de escopo

Resumen

Objetivo: Identificar as práticas aplicadas nas escolas em situações de autolesão não suicida em adolescentes. Elegibilidade: Participantes - adolescentes. Conceito - práticas de acolhimento, promoção, prevenção em saúde mental e tratamento frente à autolesão não suicida. Contexto - escola de educação formal. Método: A estratégia de busca será aplicada no MEDLINE®/PubMed®, EMBASE/Elsevier; CINAHL (EBSCO); Scopus/Elsevier, Cochrane Library; LILACS/BVS, BDENF; PsycINFO; ERIC; Web of Science Core Collection, SCIELO e na literatura cinzenta. Serão considerados artigos de pesquisas primárias, quantitativos e/ou qualitativos, sem limitações quanto à data da publicação e idioma. Os resultados serão inseridos no EndNote v.X9 e duplicatas serão removidas. O Rayyan QCRI20 será utilizado na seleção dos estudos. Esta será feita por dois revisores independentes de forma cega. Discordâncias serão resolvidas por consenso ou terceiro revisor. Será utilizado o diagrama de fluxo PRISMA-ScR. Os dados serão extraídos usando a ferramenta de extração na abordagem scoping review do JBI.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236659
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))
HTML (English)
HTML (Português (Brasil))
EPUB (English)
EPUB (Português (Brasil))

Citas

American Psychiatry Association (APA). Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders - DSM-5. 5th.ed. Washington: American Psychiatric Association, Artmed; 2014.

Brown RC, Plener PL. Non-suicidal Self-Injury in Adolescence. Curr Psychiatry Rep. 2017 Mar;19(3):20. doi: 10.1007/s11920-017-0767-9.

Plener PL, Schumacher TS, Munz LM, Groschwitz RC. The longitudinal course of non-suicidal self-injury and deliberate self-harm: a systematic review of the literature. Bord Personal Disord Emot Dysregul. 2015 Jan 30;2:2. doi: 10.1186/s40479-014-0024-3.

Plener PL, Kaess M, Schmahl C, Pollak S, Fegert JM, Brown RC. Nonsuicidal Self-Injury in Adolescents. Dtsch Arztebl Int. 2018 Jan 19;115(3):23-30. doi: 10.3238/arztebl.2018.0023.

Rahman F, Webb RT, Wittkowski A. Risk factors for self-harm repetition in adolescents: A systematic review. Clin Psychol Rev. 2021 Aug;88:102048. doi: 10.1016/j.cpr.2021.102048.

Fonseca PHN, Silva AC, Araújo LMC, Botti NCL. Autolesão sem intenção suicida entre adolescentes. Arq Bras Psicol. 2018;70(3):246-58. [cited 2023 Fev 6]. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v70n3/17.pdf.

Epstein S, Roberts E, Sedgwick R, Polling C, Finning K, Ford T, et al. School absenteeism as a risk factor for self-harm and suicidal ideation in children and adolescents: a systematic review and meta-analysis. Eur Child Adolesc Psychiatry. 2020 Sep;29(9):1175-94. doi: 10.1007/s00787-019-01327-3.

Quesada AA. Cartilha para prevenção da automutilação e do suicídio: orientações para educadores e profissionais da saúde. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha; 2020. [cited 2023 Fev 12]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_prevencao_automutilacao_suicidio_orientacoes_educadores_profissionais_saude.pdf.

BRASIL. Política Nacional de Prevenção ao Suicídio e à Automutilação; 2019. [cited 2022 Nov 07]. Available from: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/12-acoes-programas-e-projetos-637152388/75511-sancionada-lei-que-cria-politica-de-prevencao-da-automutilacao-e-do-suicidio.

Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z (Editors). JBI Manual for Evidence Synthesis, JBI, 2020. doi: https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01.

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. 2018; 169(7):467-73. doi: https://doi.org/10.7326/M18-0850.

Soleimani M, Amini-Teerani M, Akbarizardkhane S, Poorsharifi H. Intervenções escolares para auto-lesão não suicida em estudantes adolescentes: um protocolo para uma revisao sistemática. PROSPERO 2020 CRD42020203378. [cited 2022 Out 17]. Available from: https://www.crd.york.ac.uk/prospero/display_record.php?ID=CRD42020203378.

Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. 2021; 372:71. doi: https://doi.org/10.1136/bmj.n71.

World Health Organization (WHO). Reuni'on sobre el Embarazo y el Aborto en la Adolescencia (‎1974: Ginebra)‎ & World Health Organization. (‎1975)‎. Embarazo y el aborto en la adolescencia: informe de una reunión de la OMS, [‎Ginebra, 24-28 de junio de 1974]‎. Organización Mundial de la Salud. [cited 2022 Out 22]. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/38325.

Meinhardt I, Cargo T, Te Maro B, Bowden L, Fortune S, Cuthbert S, et al. Development of guidelines for school staff on supporting students who self-harm: a Delphi study. BMC Psychiatry. 2022 Sep 29;22(1):631. doi: 10.1186/s12888-022-04266-7.

Lima PMCF. Atuação do assistente social na educação escolar: possíveis práticas com perspectiva inclusiva. Revista Educação Pública. 2021; 21(17). [cited 2022 Nov 07]. Available from: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/18/atuacao-do-assistente-social-na-educacao-escolar-possiveis-praticas-com-perspectiva-inclusiva.

Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP). Orientações para a atuação profissional frente a situações de suicídio e automutilação. Organizado pela Comissão Especial de Psicologia na Saúde do CRP 01/DF. Brasília: CRP; 2020. [cited 2022 Nov 07]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/images/CRPDF-Orientacoes_atuacao_profissional.pdf.

International Standard Classification of Education [Internet]. Paris: UNICEF. [cited 2022 Nov 1]. Available from: https://uis.unesco.org/en/topic/international-standard-classification-education-isced.

Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan — a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev. 2016; 5:210. doi: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2023 Array