Participação da comunidade na avaliação do curso de enfermagem
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Palabras clave

Avaliação
Educação Superior
Participação Comunitária. Evaluation
Education Higher
Consumer Participation. Avaliação
Educação Superior
Participação Comunitária.

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Resumen

Uma  Universidade  que  tem  forte  vinculação  com  a  comunidade  regional  deve identificar  quais  são  as  demandas  que  correspondem à  sua  missão  e  às  suas possibilidades de atuação, e, sendo assim, o conhecimento esperado será aquele que venha minimizar os problemas desta comunidade. A avaliação é considerada um mecanismo eficiente para este fim. A avaliação do curso de Enfermagem na UNISC  é  objeto  deste  estudo  construído  por  meio  de uma  aproximação  com  o modelo de avaliação preconizado por Saul (2000) contemplando os momentos da pesquisa participativa, em que os sujeitos empregadores e a comunidade Têm sua participação como ponto fundamental. Não encontramos efetiva e sistematicamente esta prática nas Universidades brasileiras. Os resultados apontam para a criação de um espaço de negociação entre os sujeitos envolvidos com o processo formativo com o objetivo de aprimorar e consolidar uma filosofia de trabalho no curso. Com esta reflexão e experiência, procuramos salientar a importância desta participação para  que  a  sociedade  possa  avaliar  aquilo  que  recebe  opinando  sobre  o  que considera melhor para ela e para que a Universidade possa cumprir com mais essa missão social.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20054831
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