Mestrado profissional em enfermagem assistencial, da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense

Abstract

O curso de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial, foi aprovado em 12 de março de 2003 pelo Conselho Universitário, por unanimidade. O mestrado em Enfermagem Assistencial tem sua origem ligada à  história da Escola de Enfermagem, fundada em 1944. A primeira experiência com ensino de pós-graduação data de 1979 quando foi criado o curso de Especialização em Administração de Serviços de Enfermagem em Hospital de Ensino, pelo NAT (Núcleo de Assistência Técnica), coordenado pela Prof. Maria Wanda. Ao ampliar o espectro de sua atuação a EE-UFF tinha como perspectiva consolidar os estudos sobre gerência do cuidado e de serviços de saúde não só na Grande Niterói, servida pelo Hospital Universitário Antônio Pedro, mas também constituir uma forte articulação com as demais regiões do país por meio da rede de hospitais de ensino/universitários. Para tanto, muito realizou a Prof. Dra. Rosalda Paim.

Ao longo desses anos na EE-UFF foram diplomados centenas de enfermeiros e especialistas. Outros cursos de especialização foram criados, contribuindo para qualificação dos enfermeiros que passaram a desenvolver suas atividades no Estado, bem como em outras regiões do país e até mesmo do exterior. A EE-UFF tem egressos que passaram a ocupar cargos de dirigentes em órgãos do sistema federal, estadual e municipal de saúde.

A partir de 1994, a EE-UFF recebeu em seu corpo docente, por concurso público, duas professoras titulares doutoras reforçando, assim, a sua política de investigação científica. Manteve-se o programa de qualificação do nosso corpo docente (doutorado e mestrado) e discente (exigência de trabalho de conclusão de curso de graduação).

Desde 1999, a EE-UFF realiza fóruns e reuniões com a participação da quase totalidade de seu quadro docente permanente e representação discente sobre a criação do curso de mestrado. As referidas reuniões contaram com o incentivo das Profs. Dras. Maria Gaby Gutierrez, da UNIFESP, e Edna Arcuri, da USP/SP e tomaram como referência vários documentos da CAPES e outros sobre a natureza, o tipo e a função das atividades desenvolvidas em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. As transformações cientificas e tecnológicas na área da saúde com reflexos enormes sobre o ensino-aprendizagem de enfermagem tem provocado um repensar permanente na EE-UFF como um todo. Nesse sentido, o processo de criação do Mestrado consiste, num primeiro momento, no atendimento de algumas das exigências emanadas dos fóruns e reuniões, mas não se esgota nele. Isto porque se estruturou o curso buscando preservar a articulação da pesquisa científica com a comunidade onde a EE-UFF está inserida. Já existe uma forte integração entre as atividades de pesquisa, as atividades dos cursos de Especialização Lato Sensu  com a graduação.

Verificou-se que os estudos e as abordagens realizadas possuem uma relevância acadêmica, pois definem a unidade dos processos de cuidar e de gerir em enfermagem, caracterizando a articulação entre as demandas e as produções docentes. As linhas de pesquisa que se consolidaram como atividade sistemática de PIBIC, TCC, por professores e discentes, foram: teorias, métodos e técnicas do processo de cuidar em enfermagem e dinâmica da organização dos serviços de saúde e de enfermagem.

O resultado deste processo é a constituição, na EE-UFF, de um grupo de professores com qualificação para a pesquisa e identificados com os procedimentos da orientação de trabalhos científicos, do ensino de pós-graduação lato sensu e atuantes na investigação dos problemas de saúde e de gerência dos serviços. Foi o estabelecimento desse grupo que conduziu a EE-UFF à criação do Curso de Mestrado como uma atividade natural e intrínseca da sua atuação universitária.

O curso de Mestrado é, portanto, a culminância de um sistemático e planejado esforço de capacitação e modernização, que vem sendo implementado desde 1994. Inicialmente, este esforço caracterizou-se, entre outros aspectos, pela qualificação de seus docentes e pela reforma do ensino de graduação, com a inclusão de disciplinas sobre pesquisa, ao mesmo tempo em que se deu início à implementação de núcleos permanentes de pesquisas os quais passaram a manter com a comunidade um relacionamento permanente.

O mestrado profissional em Enfermagem Assistencial foi criado porque os docentes da Escola de Enfermagem acreditam que a experiência clínica é essencial para o progresso da prática profissional de enfermagem. Além disso, a EE-UFF é reconhecida como instituição de desenvolvimento de pesquisas de enfermagem e a partir deste lastro tem embasado parcerias com instituições de ensino superior, nacionais e internacionais; tem participado de produção científica universitária pela orientação para conclusão de trabalhos de conclusão de curso, monografias de especialização e residência, dissertações e teses de pós-graduação, de alunos de instituições nacionais e estrangeiras, por solicitação de professores de diversas instituições de ensino superior; tem recebido constantes solicitações de pós-graduação no Estado do Rio e demais estados do Brasil para orientação e complementação de pesquisa, com enfoque em cuidado de enfermagem e gestão em saúde; possui uma infra-estrutura física adequada e um corpo de profissionais qualificados em suas especialidades clínicas na área do processo de cuidar e de gestão em saúde; tem condições de oferecer novas alternativas para incrementar a realização de pesquisas na área de enfermagem assistencial, tendo em vista a inexistência de cursos semelhantes na região Sudeste; e tem, entre as metas legítimas de uma instituição universitária, desenvolver atividades de pesquisa e educacionais, e como unidade formadora de profissionais de saúde deve exercer ação educacional e preventiva na sociedade, no sentido de reduzir as causas de ocorrência dos problemas de saúde da população.

Portanto, o mestrado profissional Enfermagem Assistencial foi criado para desenvolver as habilidades do cuidado e o potencial de liderança do enfermeiro para o cuidado do cliente e para a gestão do serviço de saúde. Faz parte desta formação a análise a síntese do conhecimento próprio e de uma série de disciplinas para o estabelecimento de uma base teórica de enfermagem sobre a qual o processo de assistir e de cuidar aconteça a partir de evidências científicas.

Diante do exposto, o curso de mestrado profissional em Enfermagem Assistencial – EEAAC/UFF, ao fazer a ponte entre o conhecimento científico e a abrangente experiência, visa:

* a ampliação e consolidação de um pólo de disseminação de conhecimentos de enfermagem por meio da fomentação de pesquisas para o desenvolvimento da prática de enfermagem baseada em evidências;

* a formação de profissionais que possam pesquisar soluções inovadoras e criativas sobre o processo de cuidar e de gestão do cuidado e desenvolver novas aplicações, gerando tecnologias mais adequadas em amplas áreas da atividade de enfermagem; e

* a formação de enfermeiros criativos para formulação, implementação e gestão das políticas públicas setoriais no campo da docência, pesquisa e serviços, numa visão humanística e ética em saúde.

A implantação do curso de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial, junto à Universidade Federal Fluminense, justificou-se pelas seguintes razões:

1.Relevância científica dos fenômenos caracterizados pelas respostas da clientela aos problemas de saúde, aos processos vitais e às terapias. No contexto da saúde e do bem-estar, a doença é uma parcela menor diante da constelação de fenômenos apresentados pela clientela que demandam uma abordagem integral e holística. Assim, são prioritários estudos sobre as terapias psicossociais e de comportamento que promovam o engajamento da clientela em estilo de vida mais saudável, assim como o desenvolvimento do empoderamento e da esperança. Assim, o conhecimento sobre os fenômenos apresentados pela clientela, como também das terapias de enfermagem eficazes para o tratamento, ou a promoção destes fenômenos (quando positivos), é imprescindível para promoção da saúde e da qualidade de vida da população. Este conhecimento é ainda estratégico para a economia do SUS. A qualificação de profissionais de enfermagem, com competência em pesquisa, permitirá desenvolver estudos com vistas à realização de um amplo programa de saúde e bem-estar, gestão dos recursos de saúde e proposição de novas tecnologias para uma adequada utilização das potencialidades dos recursos materiais e humanos das instituições de saúde.

2.Consolidação de experiências em Pós-Graduação Lato Sensu. Neste sentido deve ser destacado que o atual Curso de Mestrado é o salto qualitativo que acontece a partir da experiência acumulada com os cursos de Especialização: Promoção da Saúde, Cuidados Intensivos (neonatal, emergência, cardiológico, adulto/idoso), Métodos Dialíticos (diálise, hemodiálise, CAPD e transplante), Home Care, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem Obstétrica e Ginecológica, Enfermagem do Trabalho, Gerência e Enfermagem em Saúde Mental, oferecidos pelos Departamentos da EE-UFF que ora propõem o Mestrado em questão. Os cursos de especialização atenderam e ainda atendem à demanda de Niterói, municípios circunvizinhos e os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Porém, à medida em que o intercâmbio entre a EE-UFF e os municípios cresceu e se consolidou, as demandas alcançaram uma maior complexidade, necessitando respostas mais efetivas, criativas e que atendam aos anseios dos profissionais e da comunidade. O desenvolvimento destas ações implica na realização de pesquisas, o que requer da EE-UFF a proposição do curso de mestrado para capacitar os profissionais no sentido de acompanhar o crescimento da ciência e da tecnologia em saúde, num mundo globalizado, que busca encontrar respostas para os seus desafios. No incremento da proposta estarão previstas ações interativas entre os Departamentos da EE-UFF, que permitirão uma atuação interdisciplinar sólida e eficiente.

3.Suprir a demanda regional por recursos humanos qualificados e especializados para atuar na assistência, no ensino, pesquisa e extensão. A proposição deste Curso de Pós-Graduação tem relevância por traduzir a atual política de capacitação de pessoal de saúde e docente de nível superior para atuar em instituições que estejam desenvolvendo programas de pesquisa clínica e atividades direta e indiretamente relacionados com a área das Ciências da Saúde, além da constante e continuada necessidade de renovar a força de trabalho em saúde.

4.Importância sócio-econômica. Um curso dessa natureza poderá gerar novas mentalidades com posturas mais críticas sobre o cuidado de saúde, mais responsáveis no trato das questões relativas à bioética e às tecnologias em saúde, sua utilização e desenvolvimento. Enfim, compete à EE-UFF, enquanto instituição de ensino superior, localizada em uma região privilegiada do Estado do Rio, colocar a serviço da sociedade a sua competência técnica e científica no sentido de: qualificar recursos humanos para a assistência em saúde, ensino, pesquisa clínica e extensão; fomentar e sugerir políticas de saúde para a região e o Estado, com repercussão na Região Sudeste e no Brasil; e propor diretrizes que possam reverter em prol de uma melhor qualidade de vida para a sociedade.

Cabe observar que a viabilidade econômica e organizacional do curso de mestrado profissional será baseada nos seguintes fundamentos:

*Natureza distribuída da produção do conhecimento: parte do custo de desenvolvimento de conteúdo e gerenciamento do processo instrucional será coberto pela infraestrutura material e humana local da Escola de Enfermagem e da Universidade; em função da captura de eventos educacionais já desenvolvidos;

*Verbas por meio de projetos de pesquisa ou assistenciais conseguidas junto a agências de fomento, órgãos do governo, organismos internacionais, etc.

*Patrocínios de instituições de saúde públicas e privadas na forma de bolsas de estudo, etc, incluindo a cessão, por empréstimo, doação, ou convênio acadêmico, de equipamentos, softwares e laboratórios onde as instituições detêm excelência tecnológica.

Um modelo econômico bem planejado e realizado garantirá, sem dúvida, a auto-sustentação continuada deste curso, mesmo porque segue modelos, já testados e consagrados pela gestão dos cursos de especialização auto-financiáveis.

Em síntese, a característica singular do mestrado em Enfermagem Assistencial é a sua preocupação com a aplicação e extensão de conhecimentos às finalidades assistenciais, procurando atender aos profissionais que buscam desenvolver e aperfeiçoar suas qualidades para o diagnóstico e o tratamento dos fenômenos apresentados pela clientela, assim como para a gestão dos serviços de saúde em qualquer contexto institucional e organizacional. Seus titulados deverão estar preparados para desenvolver uma carreira profissional em atividades de docência, pesquisa, planejamento do cuidado e assessoria técnica, ou para continuar suas atividades anteriores com grau mais elevado de capacidade crítica, visão global e densidade teórica atualizada.

Uma vez que o Brasil conta com apenas 73.000 enfermeiros para uma população de 150 milhões de habitantes, o sistema de educação em enfermagem, no qual a EE-UFF está inserida, precisa em razão disto criar condições para otimizar a força de trabalho existente, necessária não só para a atuação em saúde, como também para a renovação do quadro de profissionais e, para tal, precisa formar multiplicadores que tenham como instrumento de trabalho o conhecimento científico profissional.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20034846
PDF
PDF (Español (España))
PDF (Português (Brasil))
HTML
HTML (Español (España))
HTML (Português (Brasil))