Promovendo o letramento em saúde: uma reflexão na gestão da saúde
HTML (English)
HTML
EPUB (English)
EPUB
PDF (English)
PDF

Arquivos suplementares

AUDIO (English)
AUDIO

Palavras-chave

Letramento em Saúde
Enfermagem
Qualidade de vida Health Literacy
Nursing
Quality of life

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: refletir sobre o conceito de Letramento em saúde, com foco em gestão da saúde, que estimula a qualidade de vida das pessoas e fortalecimento do SUS. Método: trata-se de uma reflexão do conceito letramento em saúde na gestão da saúde como modelo causal de Zarcadoolas. Resultado: evidenciou-se um modelo teórico para a literacia em saúde com quatro dimensões principais: fundamental, científica, cívica e cultural. Nesse contexto, o letramento em saúde desempenha um papel fundamental na gestão do sistema de saúde, fortalecendo assim o controle social dos cidadãos sobre políticas públicas e o papel do governo na promoção da saúde. Conclusão: promover o letramento não se limita à compreensão de informações médicas, mas envolve a aplicação eficaz para promover a saúde, enfatizando uma abordagem informada e abrangente na sociedade atual.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20246716
HTML (English)
HTML
EPUB (English)
EPUB
PDF (English)
PDF

Referências

Passamai MD, Sampaio HA, Dias AM, Cabral LA. Letramento funcional em saúde: reflexões e conceitos sobre seu impacto na interação entre usuários, profissionais e sistema de saúde. Interface (Botucatu). 2012;16(41):301-14. https://doi.org/10.1590/s1414-32832012005000027

Peres F. Health literacy? Adapting and applying the concept of health literacy in Brazil. CiencSaude Coletiva. 2023;28(5):1563-73. https://doi.org/10.1590/1413-81232023285.14562022

Marques SR, Escarce AG, Lemos SM. Health literacy and self-rated health in adults primary care patients. CoDAS. 2018;30(2):e20170127. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182017127

Kleiman A, organizador. Os significados do letramento: uma Nova Perspectiva Sobre a Prática Social da Escrita. Campinas: Mercado de Letras; 2008.

Soares M. Alfabetização e letramento. 5. ed. São Paulo: Contexto; 2008.

Soares M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica; 2006.

Jansen CJM, Koopsvan ’t Jagt RK, Reijneveld SA, van Leeuwen E, Winter AF, Hoeks JCJ. Improving Health Literacy Responsiveness: ARandomized Study on the Uptake of Brochures on Doctor-Patient Communication in Primary Health Care Waiting Rooms. Int. J. Environ. Res. Public Health. 2021;18(9):5025. https://doi.org/10.3390/ijerph18095025

Nutbeam D, Muscat DM. Health Promotion Glossary 2021. Health Promot Int. 2021;36(6):1578–98. https://doi.org/10.1093/heapro/daab067

Peres F, Rodrigues KM, Silva TL. Literacia em saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2021.

Veludo LMC, Farinelli MR. Literacia para a saúde e ciência da saúde: um diálogo epistemológico com Gaston Bachelard. Temas em Educ. e Saúde. 2022;18:e022015.https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.16815

Cavalcanti EO, Ferreira GI, Moreira MAJ, Paranaguá TTB. Health literacy for the safety of patients in primary care: scoping review protocol. Online Braz J Nurs.

;22 suppl 1:e20236638. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236638

Kim YS, Kim HA, Kim MS, Kim HS, Kwak MJ, Chun J, et al. How to Improve Patient Safety Literacy?. Int. J. Environ. Res. Public Health. 2020;17(19):e7308. https://doi.org/10.3390/ijerph17197308

Poureslami I, Nimmon L, Rootman I, Fitzgerald MJ. Health literacy and chronic disease management: drawing from expert knowledge to set an agenda. Health Promot Int. 2017;32(4):743-54. https://doi.org/10.1093/heapro/daw003.

Beauchamp A, Buchbinder R, Dodson S, Batterham RW, Elsworth GR, McPhee C, et al. Distribution of health literacy strengths and weaknesses across socio-demographic groups: a cross-sectional survey using the Health Literacy Questionnaire (HLQ). BMC Public Health. 2015;15(1):678. http://dx.doi.org/10.1186/s12889-015-2056-z

Cangussú LR, Alho EAS, Cardoso FEL, Tenório AP de O, Barbosa RH de A, Lopes JM, et al. Concordância entre dois instrumentos para avaliação do letramento em saúde . Epidemiol Serv Saúde [Internet]. 2021;30(2):e2020490. https://doi.org/10.1590/S1679-49742021000200004

World Health Organization. Shanghai Declaration on promoting health in the 2030 Agenda for Sustainable Development [Internet]. Geneva: WHO; 2017 [citado 2023 Jul 26]. Disponível em:https://www.who.int/publications-detail-redirect/WHO-NMH-PND-17.5

World Health Organization. Global strategic directions for strengthening nursing and midwifery 2016-2020 [Internet]. Geneva: WHO; 2016 [citado 2023 Jul 26]. Disponível em:https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/275453/9789241510455-eng.pdf?sequence=1

Soares M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ. [Internet] 2004 [citado 2023 Out 14];25:5-17. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/?format=pdf&lang=pt

Arriaga MT. Prefácio. Capacitação dos profissionais de saúde para uma melhor literacia em saúde do cidadão. In: Lopes C, Almeida CV, coordenadores. Literacia em saúde na prática. Lisboa: Edições ISPA; 2019. p. 11-15.

Adams R, Stocks NP, Wilson DH, Hill C, Gravier S, Kickbusch I, et al. Health literacy: a new concept for general practice? Aust Fam Physician. [Internet] 2009[citado 2023 Out 14];38:144-7. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19283256/

Nogueira A, Pereira LM, Sares MIF. Literacia em saúde e literacia de mídia: um olhar sobre os conceitos e as práticas. In: Silva MP, organizador. A produção do conhecimento nas ciências da comunicação. Ponta Grossa: Atena; 2021. p. 89-94.

Ploomipuu I, Holbrook J, Rannikmäe M. Modelling health literacy on conceptualizations of scientific literacy. Health Promot Int. 2020;35(5):1210-9. https://doi.org/10.1093/heapro/daz106

Organização das Nações Unidas. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável [Internet].Nova York: ONU;2015[citado 2023 Ago 10]. Disponível em:https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf

Kruk ME, Pate M. The Lancet Global Health Commission on High Quality Health Systems 1 year on: progress on a global imperative. Lancet Glob Health. 2020;8(1):e30-2. https://doi.org/10.1016/s2214-109x(19)30485-1

Organização Mundial da Saúde. Orientações estratégicas europeias para o fortalecimento da enfermagem e enfermagem de saúde materna e obstétrica em relação às metas de Saúde 2020 [Internet]. Copenhage: OMS;2015 [citado 2023 Ago 13]. Disponível em:https://www.ordemenfermeiros.pt/media/8884/oms_europa_orientacoesestrategicaseuropeias_online.pdf

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Manual técnico 2018: programa para o fortalecimento das práticas de educação permanente em saúde no SUS [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2018[citado 2023 Out 14].Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_tecnico_pro_eps_sus.pdf

Zarcadoolas C, Pleasant A, Greer DS. Understanding health literacy: an expanded model. Health Promot Int. 2005;20(2):195-203. https://doi.org/10.1093/heapro/dah609

Sacramento I, Borges WC. Representações midiáticas da saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2020.

Goulart CMA. The Concept of Literacy under Analysis: Towards a Discursive Perspective of Alphabetization. Bakhtiniana. 2014;9(2):35-51. https://doi.org/10.1590/s2176-45732014000200004

Sorensen K. Defining health literacy: exploring differences and commonalities. In: Okan O, Bauer U, Pinheiro P, Sorensen K, Levin D. International handbook of health literacy: research, practice and policy across the lifespan. Bristol: PolicyPress; 2019. p. 5-20.

Marques SRL, Lemos SMA. Health literacy assessment instruments: literature review. AudiolCommunRes. 2017;22(1):1757-65.

https://doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1757

Saunders C, Palesy D, Lewis J. Systematic review and conceptual framework for health literacy training in health professions education. Heal Prof Educ. 2019;5(1):13-29. https://doi.org/10.1016/j.hpe.2018.03.003

Rababah JA, Al-Hammouri MM, Drew BL, Aldalaykeh M. Health literacy: exploring disparities among college students. BMC Public Health. 2019;19(1):1401. https://doi.org/10.1186/s12889-019-7781-2

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Array