Resumo
Objetivo: Mapear, na literatura, evidências de oportunidades e barreiras que influenciam a comunicação interprofissional no cotidiano das equipes da Atenção Primária à Saúde e interferem na produção do cuidado do paciente ante a pandemia da Covid-19. Método: Revisão de escopo, conduzida em conformidade com as recomendações do Joanna Briggs Institute e a extensão PRISMA-ScR, cujo procedimento da estratégia de busca acontecerá a partir da definição dos vocabulários controlados e correspondentes, em combinações com operadores booleanos. Serão extraídos dados que constituem características bibliográficas e aspectos metodológicos dos estudos, além de elementos, atividades ou recursos empregados que oportunizam ou bloqueiam a comunicação interprofissional. As evidências mapeadas serão apresentadas em formato de diagramas, gráficos e síntese narrativa. Pressupõe-se que profissionais de diferentes núcleos de conhecimento assumam compromisso em menor ou maior grau dentro dos serviços. Outrossim, a comunicação interprofissional torna-se ferramenta essencial à melhoria do cuidado, especialmente ao enfrentamento de situações pandêmicas.
Referências
Seixas CT, Baduy RS, Cruz KT, Bortoletto MSS, Slomp Junior H, Merhy EE. O vínculo como potência para a produção do cuidado em saúde: o que usuários-guia nos ensinam. Interface (Botucatu). 2019;23:e170627. https://doi.org/10.1590/Interface.170627
Costa MV, Peduzzi M, Freire Filho JR, Silva CBG. Educação Interprofissional em Saúde. Natal: SEDIS-UFRN; 2018.
Peduzzi M, Agreli HLF, Silva JAM, Souza HS. Trabalho em equipe: uma revisita ao conceito e seus desdobramentos no trabalho interprofissional. Trab Educ Saúde. 2020;18(s1):e0024678. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00246
Witiski M, Makuch DMV, Rozin L, Matiaet G. Communication barriers: perception of a healthcare team. Cienc Cuid Saude. 2019;18(3):e46988. https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v18i3.46988
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Folha informativa sobre COVID-19 [internet]. Brasília (DF): OPAS; 2020 [cited 2021 Aug 02]. Available from: https://www.paho.org/pt/covid19
Belarmino ADC, Rodrigues MENG, Anjos SJSBD, Ferreira Júnior AR. Collaborative practices from health care teams to face the covid-19 pandemic. Rev Bras Enferm. 2020;73(suppl 2):e20200470. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0470
Baugh JJ, Sonis JD, Wittbold KA, White BA, Raja AS, Aaronson EL, et al. Keeping pace: An ED communications strategy for COVID-19. Am J Emerg Med. 2020;38(12):2735-6. https://doi.org/10.1016/j.ajem.2020.04.033
Oliveira KT, Gasparini Junior JL, Camandoni VO, Sousa JF, Canteras JS, Lima JL, et al. Principais medidas tomadas para a mudança dos processos assistenciais durante a pandemia por COVID-19. Enferm Foco (Brasília) [Internet]. 2020 [cited 2021 Aug 02];11(1,n.esp):235-8. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3764/834
Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. Adelaide: JBI; 2020 [cited 2021 Aug 2]. Available from: https://synthesismanual.jbi.global/. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12
Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. 2018 Out 2;169(7):467-73. https://doi.org/10.7326/M18-0850
Haucke E, Walldorf J, Ludwig C, Buhtz C, Stoevesandt D, Clever K. Application of telepresence systems in teaching - transfer of an interprofessional teaching module on digital aided communication into the block training “internal medicine” during the Covid-19 pandemic. GMS J Med Educ. 2020;37(7):Doc84. https://doi.org/10.3205/zma001377
Sarabipour S. Virtual conferences raise standards for accessibility and interactions. Elife. 2020;9:e62668. https://doi.org/10.7554/eLife.62668
Paterson C, Bacon R, Dwyer R, Morrison KS, Toohey K, O'Dea A, et al. The Role of Telehealth During the COVID-19 Pandemic Across the Interdisciplinary Cancer Team: Implications for Practice. Semin Oncol Nurs. 2020;36(6):151090. https://doi.org/10.1016/j.soncn.2020.151090
Camargo V, Justo A. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas Psicol. 2013;21(2):513-8. http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-16
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Array