Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa
HTML (English)
HTML
PDF (English)
PDF
EPUB (English)
EPUB

Arquivos suplementares

Resumo (Áudio)

Palavras-chave

Estudantes de Enfermagem
Pandemias
Saúde Mental Nursing Students
Pandemics
Mental Health

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: Compreender a vivência de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19. Método: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 36 estudantes de enfermagem, matriculados em universidade pública brasileira. Dados coletados por videoconferência e entrevista semiestruturada, submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: “Ser estudante de enfermagem em tempos de pandemia da Covid-19 e ensino remoto de emergência” e “Transformações no cotidiano dos estudantes no início da pandemia”. A vivência dos estudantes se revelou exaustiva e estressante, interferindo na saúde e no bem-estar. O cotidiano dos participantes foi marcado por mudanças, sobretudo, na experiência com o ensino remoto de emergência, que exigiu o desenvolvimento de estratégias adaptativas. Conclusão: O planejamento e o uso de estratégias de promoção da saúde e apoio contínuo aos estudantes que vivenciaram o contexto da pandemia, pelos cursos de enfermagem, tornam-se importantes.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226575
HTML (English)
HTML
PDF (English)
PDF
EPUB (English)
EPUB

Referências

Franzoi MAH, Cauduro FLF. Participation of nursing students in the Covid-19 pandemic. Cogit Enferm. 2020;25:e73491. http:// dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.73491

Costa R, Lino MM, Souza AIJ, Lorenzini E, Fernandes GCM, Brehmer LCF, et al. Nursing teaching in Covid-19 times: how to reinvent it in this context? Texto & Contexto Enferm. 2020;29:e20200202. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0002-0002

Camacho ACLF. Remote teaching in the Covid-19 pandemic: new experiences and challenges. Online Braz J Nurs. 2020 Dec;19(4):1-4. https://doi.org/10.17665/1676-4285.2020xxxx

Maia BR, Dias PC. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da Covid-19. Estud Psicol. 2020;37:e200067. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

Wenjuan G, Siqing P, Xinqiao L. Gender differences in depression, anxiety, and stress among college students: a longitudinal study from China. J Affect Disord. 2020;263(15):292-300. http://dx.doi.org/10.1016/jad.2019.11.121

Fowler K, Wholeben M. Covid-19: outcomes for trauma-impacted nurses and nursing students. Nurse Educ Today. 2020 Jul;93:e104525. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104525

Savitsky B, Findling Y, Ereli A, Hendel T. Anxiety and coping strategies among nursing students during the Covid-19 pandemic. Nurse Educ Pract. 2020 Jul;46:e102809. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102809

Alsolais A, Alquwez N, Alotaibi KA, Alqarni AS, Almalki M, Alsolami F, et al. Risk perceptions, fear, depression, anxiety, stress and coping among saudi nursing students during the Covid-19 pandemic. J Ment Health. 2021 Apr;30(2):194-201. https://doi.org/10.1080/09638237.2021.1922636

Fernández IAM, Moreno SC, Díaz LC, Gallegos-Torres RM, Fernández JAM, Martínez EKH. Fear, stress, and knowledge regarding convid-19 in nursing students and recent graduates in Mexico. Invest Educ Enferm. 2021 Feb;39(1):e05. https://doi.org/10.17533/udea.iee.v39n1e05

Sousa JR, Santos SCM. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação. 2020;10(2):1396-1416. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559

Patias ND, Von Hohendorff J, Cozzer AJ, Flores PA, Scorsolini-Comin F. Mental Health and coping strategies in undergraduate and graduate students during Covid-19 pandemic. Trends Psychol. 2021;23(3). https://doi.org/10.1007/s43076-021-00069-z

Son C, Hegde S, Smith A, Wang X, Sasangohar F. Effects of COVID-19 on college students’ mental health in the United States: interview survey study. J Med Internet Res. 2020;22(9):1–14. https://doi.org/10.2196/21279

Cavalcante ASP, Machado LDS, Farias QLT, Pereira WMG, da Silva MRF. Educação superior em saúde: educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Av Enferm. 2020;38(1):7-15. https://doi.org/10.15446/av.enferm.v38n1supl.86229

Santos JAA, Labrague LJ, Falguera CC. Fear of Covid-19, poor quality of sleep, irritability, and intention to quit school among nursing students: a cross-sectional study. Perspect Psychiatr Care. 2021 Mar;31:10.1111. https://doi.org/10.1111/ppc.12781

Ribeiro BMSS, Bolonhezi CSS, Scorsolini-Comin F. Dificuldades educacionais de estudantes de enfermagem durante a pandemia da Covid-19: relato de experiência. Rev Enferm UFPI. 2021;10:e814. https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.814

Bastos MC, Canavarro DA, Campos LM, Schulz RS, Santos JB, Santos CF. Emergency remote teaching in nursing graduation: experience report during Covid-19. REME Rev Min Enferm. 2020;24:e-1335. https://doi.org/10.5935/1415.2762.20200072

Santos GMT, Reis JPC. Comprometimento do estudante com a sua aprendizagem e o ensino remoto emergencial: reflexões em tempos de Covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA). 2020;5(13):10–26. https://doi.org/10.5281/zenodo.4287701

Silva CCF, Freitas LG. Remoto, mas não distante: a reinvenção do ensino na educação superior em tempos de Covid-19. Dialogia. 2020;36:382-395. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18828

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Array