Resumo
Objetivo: mapear as evidências científicas acerca do uso de tecnologia educacional digital em saúde relacionada ao HIV/AIDS, direcionada a adolescentes e jovens adultos. Método: trata-se de um protocolo de revisão de escopo, estruturado conforme diretrizes metodológicas do Instituto Joanna Briggs (JBI). Serão utilizadas seis bases de informação, com emprego dos descritores de saúde. O processo de busca, identificação e avaliação de artigos será realizado por dois avaliadores independentes, norteado pelos pressupostos estabelecidos pelo JBI, buscando responder à seguinte questão norteadora: “Quais as evidências científicas encontradas acerca do uso de tecnologia educacional digital em saúde relacionada ao HIV/AIDS, direcionada a adolescentes e jovens adultos?” Serão incluídos artigos publicados no idioma inglês, português ou espanhol, de domínio público e privado, e com diferentes abordagens metodológicas. Os resultados serão apresentados conforme as orientações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. O protocolo foi registrado na Open Science Framework (OSF), sob registro nº 10.17605/OSF.IO/QK2G7.
Referências
Teixeira E, Palmeira IP, Rodrigues ILA, Brasil GB, Carvalho DS, Machado TDP. Participative development of educational technology in the HIV/AIDS context. Rev Min Enferm [Internet]. 2019 [cited 2021 May 28];23:e-1236. Available from: http://reme.org.br/artigo/detalhes/1382. http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20190084.
United Nations International Children’s Emergency Fund (UNICEF). Adolescent HIV prevention [Internet]. New York: UNICEF; 2021 [cited 2021 May 28]. Available from: https://data.unicef.org/topic/hivaids/adolescents-young-people/.
Ministério da Saúde (BR). Boletim epidemiológico HIV/Aids [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [cited 2021 May 28]. Available from: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2020/boletim-epidemiologico-hivaids-2020.
Zappe JG, Alves CF, Dell Aglio DD. Comportamentos de risco na adolescência: revisão sistemática de estudos empíricos. Psicol Rev [Internet]. 2018 [cited 2021 May 28];24(1):79-100. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1677-11682018000100006. http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p79-100.
esus GJ, Oliveira LB, Caliari JS, Queiroz AA, Gir E, Reis RK. Dificuldades do viver com HIV/Aids: entraves na qualidade de vida. Acta Paul Enferm [Internet]. 2017 [cited 2021 May 28];30(3):301-7. Available from: https://www.scielo.br/j/ape/a/qcqRczQgdz8tZXFR3DBk7ss/abstract/?lang=pt. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700046.
Russo LX, Brambilla MA, Costa CKF, Cunha MS. Análise da eficiência dos tratamentos hospitalares de hiv/aids e seus determinantes nas unidades federativas do Brasil. Rev Econ NE [Internet]. 2019 [cited 2021 May 28];50(4):79-95. Available from: https://www.researchgate.net/publication/341685773.
Nunes SS Jr, Ciosak SI. Antiretroviral Therapy for HIV/AIDS: state of the art. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2018 [cited 2021 May 28];12(4):1103-11. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/231267. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i4a231267p1103-1111-2018.
Saura S, Jorquera V, Rodríguez D, Mascort C, Castellà I, García J. Gender meanings of the risk of sexually transmitted infections/HIV transmission among young people. Aten Primaria [Internet]. 2019 [cited 2021 May 28];51(2):61-70. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0212656717300343. http://dx.doi.org/10.1016/j.aprim.2017.08.005. PMid:29102221.
Pinto AC, Scopacasa LF, Bezerra LLAL, Pedrosa JV, Pinheiro PNC. Use of information and communication technologies in health education for adolescents: integrative review. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2017 [cited 2021 May 28];11(2):634-44. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11983. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v11i2a11983p634-644-2017.
Domingues AN, Jesus ITM, Zem-Mascarenhas SH. Computing in education in health care and nursing: review of research groups. J Health Inform [Internet]. 2017 [cited 2021 May 28];9(1):19-24. Available from: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/460/301.
Lima ACMACC, Bezerra KC, Sousa DMN, Vasconcelos CTM, Coutinho JFV, Oriá MOB. Educational technologies and practices for prevention of vertical HIV transmission. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [cited 2021 May 28];71(Suppl. 4):1759-67. Available from: https://www.scielo.br/j/reben/a/yvScYX5hhVbcyVsBrFCPnKj/?lang=en. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0333. PMid:30088650.
Silveira MS, Cogo ALP. Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 [cited 2021 May 28];38(2):e66204. Available from: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/CR4LT8PhNvQkCcs8R9Y9XcH/?lang=pt. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2017.02.66204. PMid:28723986.
Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H. Scoping reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI manual for evidence synthesis [Internet]. Adelaide: JBI; 2020. chap. 11 [cited 2021 May 28]. Available from: https://synthesismanual.jbi.global/. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12.
World Health Organization (WHO). Adolescent heath [Internet]. Geneva: WHO; 2017 [cited 2021 June 2]. Available from: https://www.who.int/health-topics/adolescent-health/#tab=tab_1.
Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med [Internet]. 2018 [cited 2021 May 28];169(7):467-73. Available from: http://www.prisma-statement.org/Extensions/ScopingReviews. http://dx.doi.org/10.7326/M18-0850. PMid:30178033.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Array