Autocuidado em hanseníase sob a ótica de grupos operativos: uma abordagem qualitativa
HTML (English)
HTML
HTML (Español (España))
EPUB (English)
EPUB
EPUB (Español (España))
PDF (English)
PDF
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Pichon-Rivière
Grupo de Autocuidado
Grupo Operativo
Enfermagem Pichon-Rivière
Grupo de Autocuidado
Grupo Operativo
Enfermería Self-Care Group
Operative Group
Nursing
Pichon-Rivière

PlumX Metrics

Resumo

Objetivos: Analisar um grupo de apoio ao autocuidado para pessoas acometidas pela hanseníase sob a ótica de grupos operativos. Metodologia: Estudo qualitativo do tipo explicativo, realizado em uma unidade de saúde em um município de Pernambuco. Foram realizadas 10 observações participantes e 5 entrevistas semiestruturadas, com profissional de saúde e pacientes, durante o período de novembro de 2017 a novembro de 2018.  Foi realizada a análise de conteúdo, na modalidade análise temática proposta por Bardin. Resultados: Os resultados apontaram características do grupo relacionadas aos seis vetores da teoria de Pichon-Rivière: afiliação e pertença, cooperação, pertinência, comunicação, aprendizagem e tele. Conclusão: o grupo de apoio ao autocuidado em hanseníase em foco se caracteriza como um grupo operativo. Estudos que investiguem os fatores implícitos dos GACs ainda são necessários, sobretudo no que diz respeito às características dos grupos nas diferentes unidades de saúde.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20216448
HTML (English)
HTML
HTML (Español (España))
EPUB (English)
EPUB
EPUB (Español (España))
PDF (English)
PDF
PDF (Español (España))

Referências

Ministério da Saúde (BR). Guia prático sobre a hanseníase. 1ª ed. Brasília (DF): Ministérios da Saúde; 2017.

Ministério da Saúde (BR). Guia de apoio para grupos de autocuidado em hanseníase. 1ª ed. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2010.

World Health Organization (WHO). Global Leprosy Strategy 2016–2020: Accelerating towards a leprosy-free world; 2016.

Vieira GLC, Cecílio SG, Torres HG. The perception of users with diabetes regarding a group education strategy for promotion of self-care. Esc Anna Nery (Online) [internet]. 2017 feb 16 [cited 2020 Sept 30] 21(1). Available from:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 81452017000100217&lng=en. doi: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20170017.

Lima MCV, Barbosa FR, Santos DCM, Nascimento RD, D´Azevedo SSP. Practices for self- care in Hansen’s disease: face, hands and feet. Rev. Gaúcha Enferm (Online) [internet]. 2018 Oct 22 [Cited 2019 nov 27] 39:e20180045. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983 14472018000100462&lng=pt. doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.20180045

Carvalho SP, Brito KKG, Santana EMF, Lima SM, Andrade SSC, Nobrega MM, Soares MJGO. Autocuidado em Hanseníase: comportamento de usuários atendidos na rede de atenção primária à saúde. Enferm Bras (Online) [internet]. 2019 [Cited 2020 Sept 30] 18(3):398-405. Doi. https://doi.org/10.33233/eb.v18i3.2508

Pichon-Rivière E. O processo grupal. 8 ª ed. São Paulo: Martins da Fontes; 2009.

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª ed. São Paulo: Atlas; 2017.

Navarrete MLV, Silva MRF, Pérez ASM, Santos MJFS, Gallego ED, Lorenzo IV. Introducción a las técnicas cualitativas de investigación aplicadas en salud. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona; 2009.

Bardin L. Análise de Conteúdo. 1ª ed. Lisboa: Almedina; 2011.

Gomes NMC, Cunha MAS, Lima ABA, Tavares CM. Desenvolvimento das ações de um grupo de autocuidado em hanseníase como ferramenta de promoção da saúde. Rev. APS (Oline) [internet]. 2019 Jun [Cited 2020 Sept 30] 22(2). Available from: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/16727

Oliveira DM, Rena PBO, Mendonça ET, Pereira ET, Jesus MCP, Merighi MAB. The operative group as a care learning tool for mothers of children with disabilities. Esc Anna Nery (Online) [internet] 2016 May 17 [Cited 2019 Nov 3] 20(3):e20160077. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414- 81452016000300221&script=sci_abstract&tlng=pt. doi: https://doi.org/10.5935/1414- 8145.20160077

Correia JC, Golay A, Lachat S, Singh SB, Manandhar V, Jha N, et al. “If you will counsel properly with love, they will listen”: A qualitative analysis of leprosy affected patients’ educational needs and caregiver perceptions in Nepal. PLoS ONE (Online) [internet]. 2019 Feb 6 [Cited 2020 Oct 3] 14(2). Available from: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0210955. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0210955

D’Azevedo SSP, Freitas EN, Nascimento LO, Santos DCM, Nascimento RD. Perception of patients with lepra about the self-care groups. Rev enferm UFPE (Online) [internet]. 2018 jun [cited 2019 nov 27] 12(6). doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963- v12i6a230855p1633-1639-2018

Palacio GJR. La tarea implícita como representante de lo inconsciente em los grupos operativos. Rev Pioésis (online) [internet]. 2016 Jun 14 [Cited 2020 Oct 3] 31. Available from: https://www.funlam.edu.co/revistas/index.php/poiesis/article/view/2103. doi: https://doi.org/10.21501/16920945.2103

Cross H, Beise K, Choudhary R. A study of the linkage of poverty alleviation with self- care in South Central Nepal. Lepr Rev. 2017 Jun 29 [Cited 2020 Sept 30] 88: p. 306-317.

Uribe N. El grupo operativo y sus efectos pedagógicos. Ver Poiésis (Online) [internet]. 2016 Jun 9 [Cited 2020 Oct 3] 31. Available from: https://www.funlam.edu.co/revistas/index.php/poiesis/article/view/2102. doi: https://doi.org/10.21501/16920945.2102

Secco AC, Paraboni P, Arpini DM. Os grupos como dispositivo de cuidado na ab para o trabalho como pacientes portadores de diabetes e hipertensão. Mudanças - Pisc. Saúde (Online) [internet]. 2017 Jul [Cited 2019 Nov 05] 25(1). Available from: https://www.metodista.br/revistas/revistas- metodista/index.php/MUD/article/view/7355. doi: http://dx.doi.org/10.15603/2176- 1019/mud.v25n1p9-15

Garcia ML. Los grupos operativos entre el dogmatismo y la exploración metodológica. Rev. Poiésis (Online) [internet]. 2015 Dec 15 [Cited 2020 Oct 3] 30. Available from: https://www.funlam.edu.co/revistas/index.php/poiesis/article/view/1853. doi: https://doi.org/10.21501/16920945.1853

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Array