Modelo de cuidados de enfermagem em cuidados paliativos: pesquisa convergente assistencial
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Arquivos suplementares

Parecer Comitê de ética
Declaração de direitos
Declaração de direitos autorais
Declaração de direitos autorais
Declaração de direitos autorais
Comprovante de Pagamento

Palavras-chave

Nursing Theory
Palliative Care
Home Care Service. Teoría de la Enfermería
Cuidados Paliativos
Servicio de Asistencia Domiciliaria. Teoria de enfermagem
Cuidados paliativos
Serviço de assistência domiciliar.

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: Elaborar e validar um modelo de cuidados de enfermagem a pessoa em cuidados paliativos no contexto da Atenção Domiciliar. Método: Estudo metodológico Pesquisa Convergente Assistencial, com abordagem qualitativa.  O cenário da pesquisa será o Serviço de Atenção Domiciliar Município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Após consentimento dos responsáveis pelo serviço, e aceite dos profissionais de enfermagem que serão incluídos no estudo, a pesquisadora acompanhará as ações de enfermagem realizadas em domicílio por meio de um roteiro, diário de campo, entrevista e grupo focal. Na análise dos dados, será utilizado o auxilio do software Atlas Ti.1®. e a construção do modelo será ancorada na teoria do conforto de Kolcaba. Resultados: espera-se que o modelo elaborado e validado junto aos profissionais possa contribuir com a prática de enfermagem a pessoa em cuidados paliativos no domicilio.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20196234
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 963, de 27 de maio de 2013. Redefine a atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário oficial da União. 28 mai.2013. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

TRENTINI, M.; PAIM, L.; SILVA, D. M. G. V. Pesquisa Convergente Assistencial (PCA): delineamento provocador de mudanças nas práticas de saúde. 3ª ed. Porto Alegre: Moriá. 176 p, 2014.

KOLKABA, K. Comfort theory and practice: a vision for holistic health care and research. Springer Publishing Company, Nova York, p. 1-264, 2003.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Array