Resumo
Objetivo: Elaborar e validar um modelo de cuidados de enfermagem a pessoa em cuidados paliativos no contexto da Atenção Domiciliar. Método: Estudo metodológico Pesquisa Convergente Assistencial, com abordagem qualitativa. O cenário da pesquisa será o Serviço de Atenção Domiciliar Município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Após consentimento dos responsáveis pelo serviço, e aceite dos profissionais de enfermagem que serão incluídos no estudo, a pesquisadora acompanhará as ações de enfermagem realizadas em domicílio por meio de um roteiro, diário de campo, entrevista e grupo focal. Na análise dos dados, será utilizado o auxilio do software Atlas Ti.1®. e a construção do modelo será ancorada na teoria do conforto de Kolcaba. Resultados: espera-se que o modelo elaborado e validado junto aos profissionais possa contribuir com a prática de enfermagem a pessoa em cuidados paliativos no domicilio.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 963, de 27 de maio de 2013. Redefine a atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário oficial da União. 28 mai.2013. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
TRENTINI, M.; PAIM, L.; SILVA, D. M. G. V. Pesquisa Convergente Assistencial (PCA): delineamento provocador de mudanças nas práticas de saúde. 3ª ed. Porto Alegre: Moriá. 176 p, 2014.
KOLKABA, K. Comfort theory and practice: a vision for holistic health care and research. Springer Publishing Company, Nova York, p. 1-264, 2003.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Array