Formação audaciosa do enfermeiro-cientista
HTML
EPUB
PDF
HTML (English)
HTML (Español (España))

Palavras-chave

Educação em Enfermagem
Formação Profissional
Intercâmbio Educacional Internacional Education
Nursing
Professional Training
International Educational Exchange Educación en Enfermería
Capacitación Profesional
Intercambio Educacional Internacional

PlumX Metrics

Resumo

A ciência da Enfermagem inclui o manejo do pensamento crítico contemporâneo para a apropriação de inovações da tecnologia. Este aspecto é intrínseco à formação do enfermeiro e nos remete aos binômios ensino-aprendizagem, criatividade-intuição e teoria-prática. O que mais nos importa em tais avanços na configuração do novo pensamento crítico, clínico e científico?  As respostas precisam ser: tudo e também. Se parecem ser respostas sucintas, vale lembrar que a Enfermagem, desde sua origem, tem seus marcos conceituais com as complexidades da realidade. Para tanto, democratizar o conhecimento sobre metodologia de pesquisa, desmistificando-a como uma prática exclusiva de poucos, resultaria em despertar a paixão pela pesquisa. Com quem? A nova geração de graduandos deve se conscientizar que no mundo atual da internacionalização da educação universitária, oportunidades existem, mas somente aqueles que estejam prontos para delas se apoderarem podem alcançar conquistas profissionais.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20176144
HTML
EPUB
PDF
HTML (English)
HTML (Español (España))

Referências

Bailey A, Zanchetta M, Pon G, Velasco D, Wilson-Mitchell K, Hassan A. The audacity of critical awakening. In: Gingras J, Robinson P, Waddell J, Cooper L., editors. Teaching as scholarship: Preparing students for professional practice in community services. Toronto: Centre for the Advancement of the Scholarship of Teaching and Learning. Wilfrid Laurier Press; 2016. p. 59-73.

Bailey A, Zanchetta M, Velasco D, Pon G, Hassan A. Building a scholar in writing (BSW): A model for developing students’ critical writing skills. Nurse Educ Pract. (Online) [internet]. 2015 [Cited 2018 Jun 20] 15(6). Available from:http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2015.07.008.

Zanchetta M, Tocantins F, Holmes D. Pourquoi pas? Similarités et écarts du leadership social au sein de la profession infirmière à Montréal et à Rio. L’infirmière. 2003; (3): 18-21.

Zanchetta M, Bailey A, Kolisnyk O, Baku L, Schwind J, Aksenchuk-Metersky K, Mehari N, et al. Mentors’ and mentees’ intellectual partnership through the lens of the Transformative Learning Theory. Nurse Educ Pract. 2017; 25: 110-20. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28609686 Doi: 10.1016/j.nepr.2017.05.009.