Tendência temporal e características dos nascidos vivos com malformações congênitas: estudo ecológico
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Palavras-chave

Recém-nascido
Anormalidades congênitas
Sistemas de Informação em Saúde
Estatísticas vitais. Newborn
Congenital Abnormalities
Health Information Systems
Vital Statistics Recién nacido
Anomalías Congénitas
Sistemas de Información en Salud
Estadísticas Vitales

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: descrever as características dos nascidos vivos com malformação congênita, analisar os fatores associados e a tendência temporal no município de Recife, Pernambuco, no período de 2001 a 2015. Métodos: estudo ecológico de série temporal com dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC). Será calculada a taxa de variação para os anos estudados. A regressão logística múltipla irá analisar as variáveis independentes associadas significantemente às malformações congênitas. A força de associação entre a variável dependente e as variáveis independentes será verificada pela odds ratio. Resultados: espera-se identificar aumento na proporção de nascidos vivos com malformação congênita na série analisada e os fatores associados com as malformações. Conclusões: os resultados desse estudo podem contribuir com as ações de prevenção e o planejamento dos cuidados e da atenção e aos recém-nascidos com malformações congênitas.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20176068
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Referências

Ristivojević A, et al. Epidemiology and structure of congenital anomalies of the new borns in theregion of Novi Sad (Vojvodina, Serbia) in 1996 and 2006. Vojnosanit Pregl. 2016 May; 73(5): 442-448.

Botto LD, et al. Cancer Risk in Children and Adolescents with Birth Defects: A Population-Based Cohort Study. PLoSOne. 2013 July: 8(7): 69-77.

Cechim RVO et al. Avaliação do preenchimento correto do campo 34 na declaração de nascidos vivos, na instituição APAE-CAMS I em Campo Grande-MS.Ensaios e Ciência: C. Biológicas, Agrárias e da Saúde. 2014 Abr; 17(3):123-133.