Resumo
No período de 17 a 20 de abril de 2016, realizamos na Universidade Federal Fluminense o segundo simpósio da rede Recherche avec. Em 21 de abril na Escola de Enfermagem o comitê cientifico da rede se reuniu para fazer um balanço do evento. O convite para escrever este editorial é a oportunidade de nossa parte de retornar a esse encontro intelectual e humano sobre o tema da alteridade. Em todas as imagens, as músicas, as sensações e as novas ideias oriundas de uma multiplicidade de encontros em diferentes lugares de pesquisa e de prática em saúde, em educação, em intervenção social e também na rua. De outra parte, no desenrolar do simpósio que se constituiu de uma ocasião de criar elos, colaborações e solidariedades, este editorial se constitui como uma boa oportunidade de apresentar a nossa rede de Recherche avec, seus fundamentos, suas atividades e seus propósitos.
Referências
Soulière M, Gentelet G, Coman G. Visages contemporains de la critique sociale. Réflexions croisées sur la résistance quotidienne. Montréal: Editions de l’Acsalf; 2014.
Desgagné S. Le concept de recherche collaborative : l’idée d’un rapprochement entre chercheurs universitaires et praticiens enseignants. Revue des sciences de l’éducation. 1997; 23 (2), 371-393.
L’Abbate S, Mourão LC, Pezzato LM (orgs). Análise institucional e saúde coletiva no Brasil. São Paulo: Hucitec; 2013.