Brinquedo terapêutico na administração de medicação endovenosa em crianças: estudo exploratório
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
PDF (English)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Child nursing care
Pre-school
School
Hospitalization Asistencia de Enfermería al Niño
Preescolar
Escolar
Hospitalización Assistência de Enfermagem à Criança
Pré-escolar
Escolar
Hospitalização

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo:  Identificar  reações  de  crianças  na  administração  de medicação  endovenosa,  realizada  anterior  e  posteriormente  à  técnica  do  Brinquedo Terapêutico, e analisar percepção dos acompanhantes em relação à influência da técnica no preparo para administração da medicação endovenosa. Método: Estudo exploratório, com  abordagem  qualitativa,  realizado  por  meio  de  observações  de  administração medicamentosa  endovenosa  e  das  sessões  de  Brinquedo  Terapêutico  com  crianças,  e entrevista  semiestruturada  com  acompanhantes.  Os  dados  foram  submetidos  à  análise temática.  Resultados:  Crianças  com  dificuldade  em  aceitar  a  medicação endovenosa apresentaram   mudanças   positivas   no   comportamento   após   realização   Brinquedo Terapêutico,  principalmente  aquelas  entre  4  e  6  anos.  Acompanhantes  recomendam  a realização  dessa  prática  para  melhoria  do  cuidado  e  redução  do  estresse  durante  a administração.  Conclusão:  Brinquedo  terapêutico  é  uma  relevante  intervenção  de enfermagem  para  minimizar  as  reações  da  criança  durante  o  uso  de  medicações endovenosas,  sendo  importante  a  capacitação  dos  enfermeiros  e  o  fomento  da  técnica para qualificação da assistência.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165581
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
PDF (English)
PDF (Español (España))

Referências

Francischinelli AGB, Almeida F de A, Fernandes DMSO. Routine use of therapeutic play in the care of hospitalized children: nurses’ perceptions. Acta paul. enferm. 2012; 25(1):18-23.

Oliveira CS, Maia EBS, Borba RIH, Ribeiro CA. Brinquedo Terapêutico na assistência à criança: percepção de enfermeiros das unidades pediátricas de um hospital universitário. Rev. Soc. Bras. Enferm. Ped. 2015 Jun; 15(1): 21-30.

Paladino CM, Carvalho RD, Almeida FA. Therapeutic play in preparing for surgery: behavior of preschool children during the perioperative period. Rev. esc. enferm. USP. 2014 Jun; 48(3):423-9.

Koukourikos K, Tzeha L, Pantelidou P, Tsaloglidou A. The Importance of Play During Hospitalization of Children . Mater Sociomed. 2015 [cited May 02, 2016]; 27(6):438-441. doi:10.5455/msm.2015.27.438-441

Jeongwoo L, Jihye L, Hyungsun L, Ji-Seon S, Jun-Era L, Dong-Chan K, Seonghoon K. Cartoon Distraction Alleviates Anxiety in Children During Induction of Anesthesia. Anesth. Analg. 2012; 115(5):1168-73.

Silva JRS, Pizolli LML, Amorin ARP, Pinheiros FT, Romanini GC, Silva JG, et al. Using therapeutic toys to facilitate venipuncture procedure in preschool children. Pediatric Nursing. 2016; 42(2):61-8.

Barcelos ALM, Piva JP. Sedação e analgesia em emergência pediátrica. Sci Med (Porto Alegre). 2012; 22(3):153-61.

Lemos ICS, Oliveira JD, Gomes EB, Kelly Silva VL, Silva PKS, Fernandes GP. Brinquedo terapêutico no procedimento de punção venosa: estratégia para reduzir alterações comportamentais. Rev Cuid. 2016; 7(1): 1163-70. doi:10.15649/cuidarte.v7i1.303

Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução n. 295/2004. Dispõe sobre a Utilização da Técnica do Brinquedo/Brinquedo Terapêutico pelo enfermeiro na assistência prestada à criança hospitalizada. [Internet]. 2004 [cited 2015 Jun 22]. Available from: http://novo.portalcofen.gov.br/resoluo-cofen-2952004_4331.html

Ferrari R, Alencar GB, Viana DV. Análise das produções literárias sobre o uso do brinquedo terapêutico nos procedimentos clínicos infantis. G&S. [Internet]. 2012 [cited 2016 fev 05]; 3(2):660-5. Available from: http://gestaoesaude.bce.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/160/pdf_1.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12a ed. São Paulo: HUCITEC; 2012.

Ministério da Saúde (BR), Conselho Nacional de Saúde, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília: MS; 2012 [cited 2015 jun 14]. Available from: http://www.conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/index.html.

Eyng CR. A imaginação e a criação na infância segundo Vigotski. Rev. Exitus. 2012; 2(1):255-59.

Major S, Santos MJS. Pais e/ou Professores? Acordo entre Informadores na Avaliação Socioemocional de Pré-Escolares. Psic.: Teor. e Pesq. 2014; 30(4):373-83.

Lima KYN, Santos VEP. Play as a care strategy for children with cancer. Rev. Gaúcha Enferm. [Internet]. 2015 [cited 2016 May 02]; 36(2):76-81. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472015000200076&lng=en. doi:10.1590/1983-1447.2015.02.51514.

Cruz DSM, Collet N, Marques DKA. Importance of using therapeutic toys in care of children with diabetes type 1. J Nurs UFPE [Internet]; 2012 [cited 2016 jan 13]; 6(4):858-62. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/2420/pdf_1106.

Depianti JRB, Silva LF, Carvalho AS, Monteiro ACM. Nursing perceptions of the benefits of ludicity on care practices for children with cancer: a descriptive study. Online braz j nurs [Internet]. 2014 [cited 2016 jan 14]; 13(2):158-65. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4314.

Souza LPS, Silva CC, Brito JCA, Santos APO, Fonseca ADG, Lopes JR, et al. O Brinquedo Terapêutico e o lúdico na visão da equipe de enfermagem. J Health Sci Inst. 2012; 30(4):354-8.

Lemos ICS, Silva LG, Delmondes GA, Brasil AX, Santos PLF, Gomes EB, et al. Therapeutic play use in children under the venipucture: a strategy for pain reduction. American Journal of Nursing Research; 2016; 4(1):1-5.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Array