Resumo
Objetivo: elaborar material didático para obter uma melhoria do ensino acerca das consultas de Enfermagem de pré-natal às adolescentes. Método: pesquisa-ação iniciada em fevereiro de 2016 na Universidade Salgado de Oliveira, São Gonçalo-RJ, por meio de pesquisa documental do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC) de Enfermagem e de entrevistas estruturadas a serem realizadas com 54 acadêmicos. As falas emergentes dessas entrevistas serão submetidas à análise temática de conteúdo, com base em Bardin, para composição de categorias. Resultados preliminares: a partir de uma roda de conversa com cinco preceptores de ensino clínico que atuam na Estratégia Saúde da Família e da análise do PPC vigente acerca do tema, identificou-se hiato na formação desses enfermeiros. Implicações práticas: a utilização do material didático facilitará aquisição de competências e promoverá qualidade na atenção à saúde das adolescentes, alterando, assim, a formação profissional oferecida na instituição.
Referências
Vargens OMC, Adão CF, Progianti JM. Adolescência: uma análise da decisão pela gravidez. REME rev. min. Enferm. 2009; 13 (1): 115-122.
Ministério da Saúde (Brasil). Saúde Brasil 2013: uma análise da situação de saúde e das doenças transmissíveis relacionadas à pobreza. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.
Ministério da Educação (Brasil), Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.