A continuidade do cuidado de crianças e adolescentes com mielomeningocele: estudo descritivo
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Spine bifida
Care continuity
Nursing Espina Bífida
Continuidad del cuidado
Enfermería Espinha bífida
Continuidade do cuidado
Enfermagem

PlumX Metrics

Resumo

Problema: a complexidade dos cuidados a crianças e adolescentes com mielomeningocele e a necessidade de continuidade no domicílio representam um desafio para o cuidador. Objetivo: analisar a continuidade do cuidado no domicílio a crianças e adolescentes com mielomeningocele. Método: estudo descritivo-exploratório, com metodologia qualitativa e referencial teórico-metodológico da dialética. Os dados foram coletados com 16 famílias, representadas por crianças e adolescentes com mielomeningocele e suas mães, por meio de entrevista e observação no período de maio a agosto de 2015. A observação ocorreu durante as três visitas domiciliares realizadas a cada família. A entrevista foi realizada durante a primeira visita domiciliar. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados preliminares: as famílias possuem baixa renda e enfrentam desafios sociais relacionados à aquisição de materiais para os cuidados e acessibilidade.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165472
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
PDF

Referências

Le JT, Mukherjee S. Transition to Adult Care for Patients with Spina Bifida. Phys Med Rehabil Clin N Am [Internet]. Elsevier Inc; 2015;26(1):29–38. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25479777

Caseiro J, Gonçalves T, Malheiro MI. Construção da Autonomia dos Jovens Portadores de Spina Bífida – O que dizem os jovens e seus pais/cuidadores. Enferm Glob. 2013;(30):121–34.

Faleiros F, Cordeiro A, Favoretto N, Käppler C, Murray C, Tate D. Patients with Spina Bifida and their Caregivers Feelings about Intermittent Bladder Catheterization in Brazil and Germany: A Correlational Study. Rehabil Nurs. 2015;1–5.