Resumo
Objetivos: descrever a rede de atenção à saúde para usuários de drogas de um município do Rio de Janeiro e analisar seus movimentos para proporcionar cuidado aos usuários de drogas. Método: pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. Os participantes serão profissionais da rede de atenção psicossocial, excluindo-se os que atuam nos dispositivos da atenção básica sem atendimento a usuários de drogas. Os dados serão coletados mediante entrevista semiestruturada e sistematizados de acordo com a análise temática. Resultados esperados: subsídios para potencializar a rede de atenção aos usuários de drogas. Implicações para a saúde: conhecer como a rede opera o cuidado aos usuários de drogas proporcionará aos gestores e profissionais da saúde instrumentos para tornar o cuidado mais acessível à população usuária de drogas.
Referências
Cecílio LCO. As necessidades de saúde como conceito estruturante na luta pela integralidade e equidade na atenção em saúde. In: Pinheiro R, Mattos RA, organizadores. Os Sentidos da Integralidade na Atenção e no Cuidado a Saúde. Rio de Janeiro: Editora IMS/UERJ/Abrasco; 2001.
Abrahão AL, Souza ÂC, Senna MAA, Camuzi RC, Fernandes FLF. Redes de atenção articulando ensino e serviço na saúde: estudo descritivo. Online braz j nurs [Internet]. 2013 October [Cited 2014 Aug 14]; 12(0): 686-689.Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4549
Souza ÂC, Rivera FJU.A inclusão das ações de saúde mental na Atenção Básica: ampliando possibilidades no campo da saúde mental. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, 2010; 4(1):105-114.