Resumo
Objetivo: validar simuladores realísticos de baixa fidelidade enquanto tecnologias educacionais inovadoras para orientação às puérperas sobre aleitamento materno, confeccionados artesanalmente. Método: pesquisa exploratória, transversal, de abordagem quantiqualitativa, dividida em duas etapas: a primeira, pesquisa aplicada; a segunda, quase-experimental. Fez-se amostragem intencional com 24 puérperas no alojamento conjunto de uma maternidade pública, distribuídas em dois grupos de 12: grupo controle e experimento. Resultados: a literatura evidenciou dificuldades biológicas e culturais para amamentar: "pega" e posição inadequadas, fissuras mamilares, anatomia mamilar, ingurgitamento mamário, cultura do “leite fraco”/pouco leite e cólica associada à amamentação. Foram criados e validados simuladores facilitadores da aprendizagem sobre o manejo da amamentação. Conclusão: o uso de simuladores como tecnologia educacional impacta a população, reduzindo as dificuldades na amamentação. Implicações práticas: a utilização desses simuladores foi inovadora e de baixos custo e manutenção, alterando os saberes e as práticas das puérperas sobre o manejo do aleitamento materno.
Referências
Silva NM, Waterkemper R, Silva EF, Cordova FP, Bonilha ALL. Conhecimento de puérperas sobre amamentação exclusiva. Rev Bras Enfrm [Online]. 2014 Mar/Apr [Cited 2014 Jun 15];67(2):290-5. Available: http://www.scielo.br/pdf/reben/v67n2/0034-7167-reben-67-02-0290.pdf
Sousa CS, Turrini RNT. Validação de constructo de tecnologia educativa para pacientes mediante aplicação da técnica Delphi. Acta Paul Enferm. [Online].2012 [Cited 2015 May 20];25(6):990-6. Available: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010321002012000600026&script=sci_arttext
Oliveira PM, Pagliuca LMF. Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação. Rev Esc Enferm USP [Online]. 2013 [Cited 2014 Oct 20]; 47(1):205-12. Available: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n1/a26v47n1.pdf
Wu D, Hu J, McCoy T, Efird J. The effects of a breastfeeding self-efficacy intervention on short-term breastfeeding outcomes among primiparous mothers in Wuhan, China. Journal Of Advanced Nursing [Online]. 2014 Aug [cited 2015 Jun 17]; 70(8):1867-1879. Available from: CINAHL with Full Text.
Edwards R, Bickmore T, Jenkins L, Foley M, Manjourides J. Use of an Interactive Computer Agent to Support Breastfeeding. Maternal & Child Health Journal [serial on the Internet]. 2013, Dec [cited 2015 Jun 17];17(10):1961-1968. Available from: CINAHL with Full Text.
Otsuka K, Taguri M, Dennis C, Wakutani K, Awano M, Jimba M, et al. Effectiveness of a Breastfeeding Self-efficacy Intervention: Do Hospital Practices Make a Difference?. Maternal & Child Health Journal [serial on the Internet].2014 [cited 2015 Jun 17];18(1):296-306. Available from: CINAHL with Full Text.
Pannu PK, Giglia RC, Binns CW, Scott JA, Oddy WH. The effectiveness of health promotion materials and activities on breastfeeding outcomes. Foundation Acta Pediatrica [Online]. 2011 [cited 2015 Sep 10];100:534-537. Available from:
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1651-2227.2010.02105.x/pdf
Howell EA, Bodnar-Deren S, Balbierz A, Parides M, Bickell N. An intervention to extend breastfeeding among black and Latina mothers after delivery. Am J Obstet Gynecol [Online]. 2014 Mar [Cited 2015 Sep 10];210(239):1-5. Available:
http://dx.doi.org/10.1016/j.ajog.2013.11.028
Strapasson MR, Nedel MNB. Puerpério imediato: desvendando o significado da maternidade. Rev Gaúcha Enferm [Online]. 2010 Sep [Cited 2014 Jun 15];31(3):521-8.
Available: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n3/v31n3a16.pdf
Teixeira E, Mota VMSS. Tecnologias Educacionais em Foco. 1ª ed. São Paulo: Difusão; 2011.
Teixeira E. Tecnologias em Enfermagem: produções e tendências para a educação em saúde com a comunidade. Rev. Eletr. Enf. [Online]. 2010 Oct/Dec [Cited 2015 May12]; (4):598. Available from: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v12i4.12470