Resumo
Objetivo: compreender o significado dos cuidados paliativos a pessoa idosa para profissionais de saúde que atuam na atenção primária. Método: Estudo do tipo exploratório, com abordagem qualitativa, que utilizará como procedimento o processo de codificação e comparação constante da Teoria Fundamentada nos dados (TFD), e será interpretado pelo referencial teórico da fenomenologia social de Alfred Schutz. Serão cenárias da pesquisa três Unidades de Saúde da Família, no bairro de Felipe Camarão, distrito Oeste, município de Natal (RN), Brasil. Para a produção dos dados, após consentimento dos diretores de cada unidade e aceite dos profissionais de saúde, os participantes serão entrevistados, através de questionário semi-estruturado contendo dados sócios demográficos e questões abertas sobre a assistência dos cuidados paliativos a pessoa idosa. Resultados esperados: estabelecer um plano assistencial aos profissionais de saúde da atenção primária que possibilite melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa e aos dependentes de cuidados paliativos.
Referências
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Brasil). Indicadores Sociodemográficos e de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro, 2009. [cited 2015 Jul 5]. Available from:http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/indic_sociosaude/2009/indicsaude.pdf.
Shutz A. El problema de La realidad social, 2. ed. Buenos Aíres: Amorrortu, 2008.
Strauss A, Corbin J. Pesquisa Qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da Teoria Fundamentada. 2. ed. Porto Alegre:Artmed; 2008.