Efeito de intervenção educativa sobre eventos adversos pós-vacina pentavalente: estudo quase-experimental
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Palavras-chave

Intervenção Educativa
Eventos Adversos
Vacina Pentavalente. Educative Intervention
Adverse Events
Pentavalent Vaccine. Intervención Educativa
Eventos Adversos
Vacuna Pentavalente.

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Resumo

Objetivo:  avaliar  o  conhecimento  das  mães  sobre  os  eventos adversos  pós-vacina  pentavalente  antes  e  depois  de  participarem  de  uma  intervenção educativa.  Método:  estudo  com  delineamento de  pesquisa  quase  experimental,  do  tipo grupo  único,  antes  e  depois,  realizado  com  100  mães  de  lactentes  de setembro  a outubro  de  2014,  no  ambulatório  de  uma  maternidade  pública  de  Imperatriz/MA. Resultados:  após  participarem  da  intervenção  evidenciou-se  aumento  expressivo  do conhecimento sobre os eventos adversos pós-vacina pentavalente em todas as questões (p<0,05).  Observou-se  diferença  significativa  após  a  intervenção  para  as  questões:  a quem procurar após o evento adverso vacinal (p=0,004) e quais os eventos adversos da vacina pentavalente conhecidos pelas mães (p=0,04). Conclusão: os resultados indicam mudança  positiva  no  conhecimento  das  mães  sobre  os  eventos  adversos  pós-vacina pentavalente  e  fornecem  subsídios  para  a  adoção  de  estratégias  de  intervenção  em longo prazo por enfermeiros.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165296
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