A criança vivenciando a revelação de ter HIV/aids: estudo descritivo-exploratório
HTML
EPUB
PDF
HTML (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
EPUB (English)
EPUB (Español (España))

Arquivos suplementares

Sem título

Palavras-chave

Nursing
Child Health
Adolescent Health
Disclosure of diagnosis
Chronic disease. Revelação do diagnóstico
Síndrome da Imunodeficiência adquirida
Vírus da Imunodeficiência adquirida
Criança
Adolescente
Cuidados de Enfermagem.

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: Compreender o significado de vivenciar o processo de revelação do diagnóstico de HIV/aids na infância. Método: Utilizou-se como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) e como referencial teórico o Interacionismo Simbólico, nos meses de junho a dezembro de 2012. Os sujeitos foram treze crianças e/ou adolescentes que foram informados sobre o diagnóstico de HIV/aids na infância. Resultados: Evidenciaram a percepção da criança sobre a condição de portadora de uma doença crônica, descobrindo sozinha ou por alguma complicação de saúde. Conclusão: A revelação do HIV/aids é um processo singular, dinâmico e interativo, que não tem um momento certo, por mais que as crianças demonstrem que esta interação deva acontecer na infância e/ou no momento das suas dúvidas e questionamentos.

 

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20155234
HTML
EPUB
PDF
HTML (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
EPUB (English)
EPUB (Español (España))

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV em crianças e adolescentes. Brasil, 2014.

Bortolotti LR, Spindola T, Taquette SR, Fonte VRF, Pinheiro COP, Francisco MTR. The Meaning of Living with HIV/aids in Adolescence: a Descriptive Study . Online braz j nurs [internet] 2014 Sep [cited year month day]; 13(4):537-48. Available from:

http://www.objnursing.uff .br/index.php/nursing/article/view/4610

Charon JM. Symbolic Interacionism: introduction, an interpretation, an integration. 10th ed. [S.I.]: Prentice-hall; EnglewoodCliffs, 2010.

Strauss AL; Glaser BG. Anguish. Mill Valley, CA: The Sociology Press.1970.

Brondani JP, Pedro ENR. A história infantil como recurso na compreensão do processo saúde-doença pela criança com HIV. Rev. Gaúcha Enferm. 2013 Mar; 34(1): 14-21.