Resumo
Objetivo: Compreender o significado de vivenciar o processo de revelação do diagnóstico de HIV/aids na infância. Método: Utilizou-se como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) e como referencial teórico o Interacionismo Simbólico, nos meses de junho a dezembro de 2012. Os sujeitos foram treze crianças e/ou adolescentes que foram informados sobre o diagnóstico de HIV/aids na infância. Resultados: Evidenciaram a percepção da criança sobre a condição de portadora de uma doença crônica, descobrindo sozinha ou por alguma complicação de saúde. Conclusão: A revelação do HIV/aids é um processo singular, dinâmico e interativo, que não tem um momento certo, por mais que as crianças demonstrem que esta interação deva acontecer na infância e/ou no momento das suas dúvidas e questionamentos.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV em crianças e adolescentes. Brasil, 2014.
Bortolotti LR, Spindola T, Taquette SR, Fonte VRF, Pinheiro COP, Francisco MTR. The Meaning of Living with HIV/aids in Adolescence: a Descriptive Study . Online braz j nurs [internet] 2014 Sep [cited year month day]; 13(4):537-48. Available from:
http://www.objnursing.uff .br/index.php/nursing/article/view/4610
Charon JM. Symbolic Interacionism: introduction, an interpretation, an integration. 10th ed. [S.I.]: Prentice-hall; EnglewoodCliffs, 2010.
Strauss AL; Glaser BG. Anguish. Mill Valley, CA: The Sociology Press.1970.
Brondani JP, Pedro ENR. A história infantil como recurso na compreensão do processo saúde-doença pela criança com HIV. Rev. Gaúcha Enferm. 2013 Mar; 34(1): 14-21.