Resumo
Objetivo: identificar vulnerabilidades física, social e programática entre os idosos atendidos na Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de João Pessoa/PB. Método: inquérito domiciliar com delineamento descritivo, de corte transversal, realizado com 368 idosos no período de fevereiro a abril de 2014. Resultado: constatou-se que a maioria dos indivíduos era fisicamente vulnerável, apresentando autoavaliação da saúde ruim e dificuldades na mobilidade e na realização das atividades da vida diária. Houve predominância de idosos que residiam em áreas de baixa vulnerabilidade social e utilizavam com maior frequência os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde. Conclusão: embora pouco estudado na gerontologia, o conceito da vulnerabilidade enfatiza a importância da ampliação do cuidado integral e contextualizado na saúde do idoso por meio de reconhecimento de aspectos individuais e coletivos que influenciam na sua qualidade de vida.
Referências
Rodrigues NO, Neri AL. Vulnerabilidade social, individual e programática em idosos da comunidade: dados do estudo FIBRA, Campinas, SP, Brasil. Ciênc Saúde Coletiva. 2012;17(8):2129-2139.
Lachman ME, Agrigoroaei S. Promoting functional health in midlife and old age: longterm protective effects of control beliefs, social support anda physical exercise. Plos ONE. 2010; 5(10): 1-9.