Resumo
Objetivo: discutir a constituição da rede de atenção à saúde das crianças e adolescentes vivendo com HIV. Método: Abordagem qualitativa do tipo descritiva exploratória. A população do estudo será composta pelos profissionais de saúde dos serviços de Atenção Primária à Saúde e do serviço especializado para HIV. Critérios de inclusão: ser profissional que atue em um dos cenários do estudo; de exclusão: não pertencer ao quadro efetivo do município. Será realizada a técnica de grupo focal com até 15 participantes com representação de categoria profissional e serviço. Será desenvolvida Análise de Conteúdo Temática. Resultados esperados: Contribuir com a qualidade da atenção à saúde desta população a partir da discussão das ações desenvolvidas em cada serviço. O fluxo de atendimento, construído junto aos profissionais, auxiliará no acesso de primeiro contato na APS, na transferência dos usuários entre os serviços e, consequentemente, na longitudinalidade e integralidade da atenção.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. Boletim Epidemiológico – AIDS e DST. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/2014/56677/boletim_2014_1_pdf_60254.pdf Acesso em: 21 de Janeiro de 2015.
Mendes, E.V. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. Disponível em: http://www.conass.org.br/pdf/Redes_de_Atencao.pdf Acesso em: 21 de Janeiro de 2015.
Minayo, M.C.S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo; 2013.