Atenção à saúde de crianças e adolescentes vivendo com HIV: estudo descritivo
HTML
EPUB
PDF
HTML (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
EPUB (English)
EPUB (Español (España))

Palavras-chave

Redes de Atenção à Saúde
Atenção Primária à Saúde
Serviço de Assistência Especializada em HIV
Criança
Adolescente. Redes de Atención a la Salud
Atención primaria
Servicio de cuidado especializado en HIV
Niño. Health Care Networks
Primary Health Care
Specialized HIV Care Service
Kid
Teenager.

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: discutir a constituição da rede de atenção à saúde das crianças e adolescentes vivendo com HIV. Método: Abordagem qualitativa do tipo descritiva exploratória. A população do estudo será composta pelos profissionais de saúde dos serviços de Atenção Primária à Saúde e do serviço especializado para HIV. Critérios de inclusão: ser profissional que atue em um dos cenários do estudo; de exclusão: não pertencer ao quadro efetivo do município. Será realizada a técnica de grupo focal com até 15 participantes com representação de categoria profissional e serviço. Será desenvolvida Análise de Conteúdo Temática. Resultados esperados: Contribuir com a qualidade da atenção à saúde desta população a partir da discussão das ações desenvolvidas em cada serviço. O fluxo de atendimento, construído junto aos profissionais, auxiliará no acesso de primeiro contato na APS, na transferência dos usuários entre os serviços e, consequentemente, na longitudinalidade e integralidade da atenção.      

 

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20155192
HTML
EPUB
PDF
HTML (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
EPUB (English)
EPUB (Español (España))

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. Boletim Epidemiológico – AIDS e DST. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/2014/56677/boletim_2014_1_pdf_60254.pdf Acesso em: 21 de Janeiro de 2015.

Mendes, E.V. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. Disponível em: http://www.conass.org.br/pdf/Redes_de_Atencao.pdf Acesso em: 21 de Janeiro de 2015.

Minayo, M.C.S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo; 2013.