Resumo
Objetivo: analisar a consulta de enfermagem na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e descrever as ferramentas envolvidas no processo de trabalho do enfermeiro na consulta de enfermagem nesse cenário. Método: Este projeto configura uma pesquisa descritiva, possui abordagem qualitativa e tem por campo de pesquisa unidades de Saúde da Família na cidade do Rio de Janeiro. A coleta de dados está prevista para ocorrer em março de 2015. Serão utilizadas a entrevista focalizada com 14 enfermeiros atuantes na Estratégia e a observação simples das consultas de enfermagem, registradas por meio da produção de diário institucional. Os dados colhidos serão então tratados por meio da hermenêutica- dialética, sendo esta a arte de apreender os significados e significâncias que transpassam aquilo que se mostra como achado, sem ignorar a existência das contradições que fazem parte do contexto onde os fatos acontecem.
Referências
Ministério da Saúde (Brasil). Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.
Abrahão AL. Work and care in the actions of the nursing in technician: a descriptive study. Online Braz J Nurs [internet]. 2013 Oct [cited 2014 Jul 30] 12:737-39. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4544%2A/pdf_2
Marx, K. O Capital. Crítica da economia política. Livro primeiro. O Processo de Produção do capital. Tomo I. São Paulo: Nova Cultura Ltda; 1996.