Os padrões de conhecimento da enfermagem relacionados à síndrome da imunodeficiência adquirida em adolescentes.
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Palavras-chave

Padrões
Enfermagem
AIDS
Adolescentes. Estandares
Enfermería
AIDS
Adolescentes. Standards
Nursing
AIDS
Adolescents.

PlumX Metrics

Resumo

Apresentam-se neste artigo considerações sobre os Padrões de Conhecimento da Enfermagem com o propósito de facilitar o planejamento da assistência prestada aos adolescentes em riscos de contrair o Vírus da Imunodeficiência Humana e adoecer com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Salienta-se que tal planejamento permite ao enfermeiro prever e estabelecer as prescrições de Enfermagem, os custos das atividades e os recursos humanos para a sua implementação. Tais padrões foram organizados e sistematizados por Carper em 1978 tão logo a educação formal da Enfermagem foi estruturada por Florence Nightingale em 1850. De maneira geral, promover a assistência de Enfermagem na prevenção do HIV e da aids em adolescentes poderá ser feito com sucesso ao se aplicar estes padrões para uma melhor compreensão da assistência prestada a esta população.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20054857
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Referências

Carper BA. Fundamental patterns of knowing in nursing. Phd dissertation. Teachers College, Columbia University; 1975.

Chinn PL, Kramer MK. Theory and nursing: a statement approach. 3rd Edition. St. Louis: Mosby; 1991.

Vaillot SMC. Existencialismo: uma filosofia de compromisso. São Paulo: Enf. Novas Dimensões. 1(5): 244-301; 1975.

Cruz ICF. Diagnósticos e prescrições de Enfermagem: recriando os instrumentos de trabalho. Santa Catarina: Texto e Contexto. 4(1): 160-69; 1995.

Araújo EC. Aspectos biopsicossociais na sexualidade dos adolescentes: assistência de Enfermagem. [dissertação de Mestrado em Enfermagem]. João Pessoa (PB): Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba; 1996. 139f.

Coalition For Preventive Sexuality. Just say yes safe sex. New York. 1997.

Araújo EC. Adoção de práticas de sexo mais seguro de jovens do sexo masculino. São Paulo, [tese de Doutorado em Enfermagem]. São Paulo (SP): Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo; 2001. 213f.

Unaids/Who. Report on the Global HIV/AIDS Epidemic June. 2000.

Nunes AEL, Araújo JL, Santos PKT. Comportamentos, atitudes e práticas de adolescentes do sexo masculino sobre o hiv e a aids. Recife (PE): [monografia de Conclusão de Curso]. Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco; 2003. 50f.

Unaids/Who. Report on the Global HIV/AIDS Epidemic. Available from: URL: <http://www.unaids.org.> . Acessed at: 2004 Nov 23.

Bibliomed. A aids na adolescência. Disponível em: URL: http://www.boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?lilecocld=3867&returncatld=59-33k. Acesso em 15 de novembro de 2004.

Alencar AA, Silva JL. Informações de profissionais, estudantes e usuários de uma instituição pública de saúde de João Pessoa (PB) sobre aspectos preventivos do HIV/aids. João Pessoa (PB): [monografia de Conclusão de Curso]. Curso de Graduação em Farmácia/Programa Especial de Treinamento da Universidade Federal da Paraíba; 2001. 56f.

Garcia TR, Nóbrega MML da, Carvalho EC. Nursing process: application to the professional practice. Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN – ISSN 1676-4285) v. 3, n. 2, 2004 [Online] Available at: www.uff.br/nepae/objn302garciaetal.htm

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Array