Modelo de gestão de curso de educação a distância baseado em novas tecnologias de informação e aprendizagem para formação de educadores – uma proposta de melhoria do ensino na senda da gestão do conhecimento pela qualidade total
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Palavras-chave

Formação de Professores
Educação à Distância
Novas Tecnologias de Informação e Aprendizagem
Gestão do Conhecimento pela Qualidade Total. New Information and Learning Technologies
Teachers' Formation
Knowledge Management by Total Quality. Formação de Professores
Educação à Distância
Novas Tecnologias de Informação e Aprendizagem
Gestão do Conhecimento pela Qualidade Total.

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Resumo

O impacto trazido pelas transformações contemporâneas se caracteriza por ter como um dos elementos centrais os processos de gestão do conhecimento, ou seja, a capacidade de produzir, armazenar, processar, recuperar e disseminar informações e conhecimentos. Países desenvolvidos e um grupo cada vez maior de países em desenvolvimento tem colocado a produção de conhecimento e a inovação tecnológica no centro de sua política para o desenvolvimento. Fazem isto movidos pela visão de que a habilidade de gerar, adquirir, disseminar e empregar o conhecimento é um fator primordial e de que a inovação é o principal veículo para transformação de conhecimento em valor.Neste contexto, a educação é um dos mais importantes protagonistas, onde se tem a principal gênese do processo de construção, consumo e transferência de conhecimentos. É inquestionável a sua importância como fator estratégico crítico para o desenvolvimento, criando, interferindo e contribuindo de forma efetiva para o progresso do homem. Portanto, as instituições de ensino devem integrar uma nova cultura, permitindo que a aprendizagem ocorra em diferentes lugares e por diferentes meios. A tecnologia deve ser utilizada para a criação de novas formas de pensar e aprender, norteado essencialmente pela busca da Qualidade Total em Educação que significa a busca da excelência dos processos pedagógicos, técnicos e administrativos da escola. Mediante o exposto, este artigo visa apresentar os fatores e componentes estruturais para a construção e gestão de um curso não presencial em sintonia com os parâmetros preconizados pelas teorias de Gestão do Conhecimento pela Qualidade Total que possibilitem suprir a lacuna dos programas de formação de professores no tocante à sua capacitação tecnológica, incentivando a integração das modernas tecnologias à prática docente e sugerindo a adoção de novos comportamentos e novas formas de produzir, armazenar e transmitir o conhecimento que possam dar origem a novas formas de pensar, fazer e aprender.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20034812
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