A comunicação visual transmitida pela imagem corporal da enfermeira aos acadêmicos de enfermagem
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML

Palavras-chave

Enfermagem
Comunicação
Imagem Corporal. Enfermería
Comunicación
Imagen Corporal. Nursing
Communication
Body image.

PlumX Metrics

Resumo

Estudo exploratório de abordagem quanti-qualitativa com os objetivos de: apresentar a opinião de acadêmicos de enfermagem dos dois últimos períodos de graduação de duas universidades, uma pública e outra privada, sobre a comunicação visual da imagem corporal da enfermeira que eles observam nos campos de ensino clínico. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semi estruturado. Os resultados indicaram que os acadêmicos de enfermagem vêm-se como futuros profissionais, e não como um aluno. Nesta condição, mostram-se insatisfeitos com a mensagem transmitida pela imagem da enfermeira à sociedade e a eles próprios durante o ensino clínico. Conclui-se que na era da comunicação, a imagem visual transmite mensagens importantes à sociedade, que devem ser decodificadas durante a formação, considerando-a um importante fator de investimento profissional.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20054805
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML

Referências

Nascimento MAL, Rocha MM. Diz-me como andas...quando o uniforme da enfermeira faz a diferença. R Pesquisa: Cuidado é fundamental 2001; 5 (1): 62-9.

Peres MAA, Barreira I. A. Significado dos uniformes de enfermeira nos primórdios da enfermagem moderna. Escola Anna Nery Rev. Enfermagem 2003; 7 (1): 25-36.

Silveira MFA, Gualda DMR, Sobral VRS. Body and nursing: a delicate relationship. Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN – ISSN 1676-4285), v.2, n.3, 2003 [Online]. Available at www.ufff.br/nepae/objn203silveiragualdasobral.htm

Silva JP. Comunicação tem remédio.São Paulo: Gente; 1996.

Matterlat A, Matterlat M. Histórias das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola; 2001.

Martino LC. De qual comunicação estamos falando?. In: Hohlfeldt A. et al. Teorias da Comunicação. Petrópolis (RJ) : Vozes; 2002. p. 11-25.

Polit D, Hungler F. Fundamentos da Pesquisa em Enfermagem. 3. ed.Porto Alegre (RS) : Artes Médicas; 1995.

Resolução n° 196, de 1996. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras da pesquisa envolvendo seres humanos. Conselho Nacional de Saúde, 10 out 1996.

Nascimento MAL, Almeida MFPV, Costa MM, Cardim MG. A formação do enfermeiro e a sua absorção pelo mercado de trabalho – Uma questão de justiça social. R Enferm UERJ No prelo, 2004.

Carreiro MA. A expressão corporal do professor como indutora da aprendizagem: o cuidado na semiotécnica.[dissertação de mestrado]. Rio de Janeiro (RJ): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / UNIRIO; 2000.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Array