Política de formação em saúde: estudo avaliativo do Pró-Saúde e Pet-Saúde
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Palavras-chave

Formação em Saúde
Integração Ensino e Serviço
Redes de Atenção em Saúde Formación en Salud
Integración Enseñanza y servicio
Redes de Atención en Salud Health Education
Education and Service Integration
Health Care networks

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: Avaliar a potência das propostas Pró-Saúde e PET-Saúde para propiciar uma formação em rede, interdisciplinar e integral, a partir da micropolítica do trabalho vivo, considerando a complexidade do processo de articulação ensino/serviço desenvolvida a partir de grupos tutorais. As propostas que serão investigadas são as vinculadas à Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Estadual de Campinas. Método: Pesquisa avaliativa, cujos dados serão coletados por: levantamento documental, observação simples, entrevista semiestruturada, grupo focal com atores de instituições de ensino, gestores, alunos, usuários e profissionais das equipes de saúde e autoconfrontação cruzada, no período de dezembro de 2013 a agosto de 2014. Tratar-se-ão os dados por meio de análise do discurso. Resultados: Instrumento para a avaliação das práticas pedagógicas em serviço com ênfase na integralidade da atenção considerando o contexto local/regional que a pesquisa for realizada.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20134550
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Referências

Araújo AMPB, Abrahão AL. Analysis of training in the health area: a map of curricular changes in education. Online braz j nurs [Internet]. 2012 Oct [cited 2013 Sept 7];11(2):483-7. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3858. http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.2012S016

Abrahão AL, Cordeiro BC, Marques D, Daher DV, Teixeira GHMC, Monteiro KA, et al. A pesquisa como dispositivo para o exercício no PET-Saúde UFF/FMS Niterói. Rio de Janeiro, Brazil. Rev bras educ méd [Internet]. 2011 Sept [cited 2013 Aug 31]; 35(3):435-40. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000300019&lng=pt&nrm=iso. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000300019

Hartz ZMA. Avaliação em Saúde: dos modelos conceituais à prática na análise da implantação de programas. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2000