Educação permanente no cotidiano das novas práticas em saúde mental: pesquisa intervenção
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Palavras-chave

Educação Permanente em Saúde
Hospital psiquiátrico
Equipe de enfermagem
Processo de trabalho Permanent Health Education
Psychiatric Hospital
Nursing
Team
Work process Educación Continua em la salud
Hospital Psiquiátrico
Equipo de enfermería
Proceso de trabajo

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: analisar o processo de institucionalização da educação permanente em hospital psiquiátrico, a partir da dinâmica do trabalho da equipe de enfermagem em encontros de reflexão sobre o trabalho. Método: pesquisa descritiva, qualitativa, do tipo intervenção, realizada em Niterói-RJ, entre outubro de 2012 e abril de 2013. Técnicas de coleta de dados: observação, diário de campo e grupo de discussão. Amostra: 27 profissionais de enfermagem. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática, com base na Análise Institucional. Resultados: identificaram-se como categorias: (i) Ser ouvido; (ii) A dinâmica processual do trabalho em saúde.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20134516
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Referências

Amarante P. Reforma Psiquiátrica e Epistemiologia. Cad Bras Saúde Ment. 2009;1(1):1-7

Mota A, Abrahao AL, Souza AC. Permanent education fostering new practices in mental health: A descriptive study. Online braz j nurs [Internet]. 2012 Sept [cited 2013 Aug 28];11(2):453-6. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3970. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.2012S009

Medeiros AC, Pereira QLC, Siqueira HCH, Cecagno ID, Moraes CL. Gestão participativa na educação permanente em saúde: olhar das enfermeiras. Rev Bras Enferm. 2010; 63(1):38-42

Sanches ICP. O acompanhante e os desafios do cuidado hospitalar: acesso ou barreira? Niterói. Dissertação [Mestrado em Enfermagem] - Universidade Federal Fluminense; 2012

Ceccim RB, Ferla AA. Educação e saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras. Trab educ saúde. 2009; 6(3):443-56