Resumo
Objetivos: Descrever a (re) construção do processo ensino-aprendizado do acadêmico de enfermagem, na percepção do docente de enfermagem; Analisar e discutir as competências do enfermeiro docente para efetivar a (re) construção do processo ensino-aprendizado dos acadêmicos de enfermagem, com base nas estratégias metodológicas utilizadas por ele. Método: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que será realizado em uma instituição particular de ensino superior localizada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Os sujeitos serão os docentes enfermeiros cuja disciplina se desmembre em teoria e prática Os dados serão coletados no segundo semestre de 2013, por intermédio de entrevista semiestruturada, e analisados em categorias temáticas de conteúdo.Referências
Perrenoud P. Dez novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre (RS): Artmed; 2000.
Perrenoud P. Construir as competências desde a escola. Trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre (RS): Artmed; 1999.
Perrenoud P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre (RS): Artmed; 2002.