Segurança do paciente idoso na tomografia computadorizada cardíaca: um estudo descritivo

Resumo

Introdução: A população idosa apresenta elevada incidência dedoença arterial coronariana. Dissertação com ênfase na atenção ao idoso que sesubmete a exame de imagem de alta acurácia diagnóstica, com administração deradiofármaco. Objetivo: analisarações dos profissionais de saúde na segurança do paciente idoso que recebe omeio de contraste iodado intravenoso na realização da tomografiacomputadorizada cardíaca. Método: Estudodescritivo, abordagem qualitativa, realizado em dois Centros de Diagnóstico porImagem de hospitais de Brasília, Distrito Federal. 26 profissionais de saúderesponderam a um roteiro de entrevista semiestruturada, e seus depoimentosforam analisados pelo método análise de conteúdo de Bardin. Resultados: as equipes são predominantementefemininas, tempo de formação entre um e dez anos, compostas por jovens adultose na idade madura, com experiência de cinco anos ou mais nesse setor. Emergiramcinco categorias temáticas da análise dos depoimentos. Conclusão: as equipes realizam ações seguras, porém, devem ser aprimoradas.
https://doi.org/10.5935/1676-4285.20134381
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Referências

Quadrante ACR. Portal do envelhecimento [homepage on the internet]. Doenças crônicas e o envelhecimento. [Cited 2012 dec 22]. Available from: http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/acervo/artieop/Geral/artigo250.htm

Vincent C. Segurança do paciente: orientação para evitar eventos adversos. São Caetano do Sul: Yendis; 2009.

Silva LS. Avaliação da tomografia computadorizada com 64 colunas de detectores em pacientes com síndrome coronária aguda [Tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina da USP; 2011.

Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.