Contato e a amamentação precoces em um hospital amigo da criança
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Palavras-chave

Health Sciences
Nursing
Maternal and Child Ciencias de la Salud
Enfermería
Salud Materno infantil Ciências da Saúde
Enfermagem
Saúde Maternoinfantil

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: Analisar as vivências e os significados do contato e amamentação precoces de puérperas internadas em um Hospital Amigo da Criança, bem como os fatores envolvidos nestas práticas. Método: Estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado entre novembro de 2011 e janeiro de 2012 com 16 sujeitos. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: A aproximação entre o binômio mãe-filho logo após o nascimento proporcionou uma experiência única à mulher, com sentimentos e significados favoráveis ao vínculo mãe-filho e ao início da amamentação. Os principais obstáculos para a efetivação do contato e amamentação precoces foram: a prioridade dada aos cuidados de rotina após o nascimento e, o parto cesáreo. Conclusão: Para a consolidação do quarto passo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança é necessário ir além de uma abordagem meramente técnica, há que se relevarem as características socioculturais das pacientes, os profissionais, instituições e a sociedade

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20134095
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB

Referências

Fundo das Nações Unidas para a Infância. Iniciativa Hospital Amigo da Criança: revista, atualizada e ampliada para o cuidado integrado: modulo 1: histórico e implementação. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2008.

Barbosa V, Orlandi FS, Dupas G, Beretta MIR, Fabbro MRC. Aleitamento materno na sala de parto: a vivência da puérpera. Cienc Cuid Saude. 2010; 9(2):366-73.

Soares RSS, Lessa PME, Pinheiro P, Damasceno A. Parturient´s companion and their relationship with the nursing team: a qualitative study. Online Braz J Nurs [Internet]. 2010 June [Cited 2012 October 23]; 9(1). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/2867

Strapasson MR, Fisher ANC, Bonilha ALL. Amamentação na primeira hora de vida em um hospital privado de Porto Alegre: relato de experiência. Rev Enferm UFSM. 2011; 1(3): 489-96.

Moore ER, Anderson GC. Randomized controlled trial of very early mother-infant skin-to-skin contact and breastfeeding status. J Midwifery Womens Health. 2007; 52(2):116-25.