Gerenciamento de resíduos: estudo descritivo-exploratório no pronto-socorro de um hospital-escola
EPUB
HTML (Español (España))
HTML
HTML (English)
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))
EPUB (English)
EPUB (Español (España))

Arquivos suplementares

artigo revisado

Palavras-chave

Emergency room
Waste Management
Teaching Hospital Servicio de emergencia
Gerenciamiento de residuos
Hospital de enseñanza Pronto-socorro
Gerenciamento de Resíduos
Hospital de Ensino

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: Conhecer a visão de sujeitos atuantes no pronto-socorro de um hospital-escola sobre o gerenciamento dos resíduos hospitalares. Método: estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratório, realizado com 17 trabalhadores e estudantes da área da saúde, atuantes em um pronto-socorro. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e observação não participante, e analisados com base no referencial para análise de conteúdo. Resultados: os dados revelam que os sujeitos possuem lacunas em termos de conhecimento sobre o tema, o que é influenciado por fatores como: falta de abordagem sobre o tema e questões relacionadas ao processo de trabalho em unidade de emergência, principalmente. A educação em serviço é apontada como estratégia para a busca do efetivo comprometimento com a causa ambiental. Conclusão: a abordagem do tema durante a formação profissional e a educação permanente são caminhos para a busca da sensibilização dos trabalhadores em relação ao tema.
https://doi.org/10.5935/1676-4285.20134090
EPUB
HTML (Español (España))
HTML
HTML (English)
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))
EPUB (English)
EPUB (Español (España))

Referências

Ministério da Saúde (Brasil). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

Camponogara S. Um estudo de caso sobre a reflexividade ecológica de trabalhadores hospitalares. Florianópolis. Tese [Doutorado em Enfermagem]- Universidade Federal de Santa Catarina; 2008.

Baggio MA, Callegaro GD, Erdmann AL. Compreendendo as dimensões de cuidado em uma unidade de emergência hospitalar. Rev bras enfer. 2008; 61(5):552- 7.

Fontanella BJB, Ricas J, Turato ER. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas Cad Saúde Pública. 2008; 24(1):17-27.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2007.

Corrêa LB, Lunardi VL, De Conto SM. O processo de formação em saúde: o saber resíduos sólidos de serviços de saúde em vivências práticas. Rev Bras Enferm. 2007; 60(1):21-5.

Moutte A, Barros SS, Benedito GCB. Conhecimento do enfermeiro no manejo dos resíduos hospitalares. J Health Sci Inst. 2007; 25(4):345-8.

Camponogara S, Erthal G, Viero CM, Diaz PS, Soares SGA, Peres RR. The perception of students of the area of health about the environmental problems: a descriptive study. Online braz j nurs [Internet]. 2012 Aug [cited 2012 Sept 03]; 11(2): 376-91.

Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2009.

Camponogara S, Soares SGA, Viero CM, Erthal G, Diaz PS, Peres RR, et al. Responsabilidade Ambiental na Visão de Acadêmicos da Área da Saúde. Rev enferm UERJ. 2012 Jan; 20(1):39-44.

Rios ERG, Barros FKM, Silva RM, Freitas AR, Carvalho CN. Senso comum, ciência e filosofia - elo dos saberes necessários à promoção da saúde. Ciênc saúde coletiva. 2007; 12(2):501-9.