Resumo
Trata-se de um projeto de dissertação do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense. Objetivos: propor e aplicar um instrumento de ensino teórico-prático baseado na metodologia da problematização em um Programa de Residência Multiprofissional; avaliar as possíveis estratégias de aprendizagem adotadas pelos alunos de Enfermagem no campo de prática assistencial hospitalar com o uso da metodologia da problematização, e discutir a metodologia da problematização e suas implicações no ensino e na prática assistencial de Enfermagem. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa, a ser realizado num hospital oncológico do Rio de Janeiro. Os sujeitos serão alunos de Enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia deste hospital, e os aspectos éticos serão respeitados conforme a resolução 196/96
Referências
Aguilar da Silva RH, Rocha Junior AM. Avaliação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem nos cenários de prática do curso de fisioterapia. Rev. e-curriculum [periódico online]. 2010 [Citado 2011 Agosto 17]; 5(2). Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/download/3359/2234
Rosa IM, Cestari ME. The relationship with learning of nursing students and nurses. Online Brazilian Journal of Nursing [serial on the Internet]. 2007 [Cited 2012 march 25]; 6(2). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2007.802
Crossetti MGO, Bittencourt GKGD, Schaurich D, Tanccini T, Antunes M. Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [periódico online]. 2009 [Citado 2011 Novembro 10]; 30(4). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v30n4/a21v30n4.pdf