Vivências de portadores de HIV/AIDS sob a perspectiva da promoção da saúde
HTML
HTML (English)
HTML (Español (España))
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Health Promotion
Health Education
Group Processes Promoção da saúde
Educação em saúde
Processos Grupais Promoción de la Salud
Educación en Salud
Procesos de Grupo

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: Conhecer as vivências de portadores do HIV/Aids que frequentam grupo de autoajuda fundamentado na Promoção da Saúde. Método: Estudo descritivo, de caráter retrospectivo, utilizando análise qualitativa. Os dados foram coletados, e posteriormente analisados, nos registros do grupo de autoajuda para pacientes soropositivos no ambulatório especializado em doenças infecciosas de Fortaleza, CE, Brasil, entre fevereiro e outubro de 2010. Resultados: Os resultados foram categorizados em: (1) Conhecimento: onde existe a incorporação de novo conceito sobre fato ou fenômeno; (2) Motivação: está ligada a atributos pessoais que modificam o desejo dos sujeitos; (3) Adesão: implica em um processo colaborativo onde há participação do sujeito nas decisões de sua terapêutica; e (4) Mudança de Comportamento: está associada a condições positivas ou negativas na vida do sujeito. Conclusão: As ações educativas desenvolvidas nos atendimentos grupais possuem grande importância no processo de ensino e aprendizagem para a criação e transformação dos sujeitos inseridos nesse contexto.

 

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20120054
HTML
HTML (English)
HTML (Español (España))
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Referências

Reis AC, Santos EM, Cruz MM. A mortalidade por aids no Brasil: um estudo exploratório de sua evolução temporal. Epidemiol Serv Saúde. 2007;16(3):195-205.

Carvalho CML, Galvão MTG. Enfrentamento da AIDS entre mulheres infectadas em Fortaleza – CE. Rev Esc Enferm USP. 2008;42(1):90-7.

Maliska ICA, Padilha MI, Vieira M, Bastiani J. Percepções e significados do diagnóstico e convívio com o HIV/aids. Rev Gaúcha Enferm. 2009;30(1):85-91.

Dall’agnol CM, Resta DG, Zanatta E, Schrank G, Maffacciolli R. O trabalho com grupos como instância de aprendizagem em saúde. Rev Gaúcha Enferm. 2007;28(1):21-6.

Araújo TM, Vieira NFC, Araújo MFM, Pinheiro PNC. Abordagem grupal na prevenção da aids: análise do conhecimento de jovens de Fortaleza. Rev Rene. 2010;11(3):77-85.

Rocha LP, Vaz MRC, Cardoso LS, Ameida MCV. Processos grupais na estratégia saúde da família: um estudo a partir da percepção das enfermeiras. Rev Enferm UERJ.2010;18(2):210-5.

Buss PM, Carvalho AI. Desenvolvimento da promoção da saúde no Brasil nos últimos vinte anos (1988 – 2008). Ciênc Saúde Coletiva. 2009; 14(6):2305-16.

Souto BGA. Souto BGA. Reflexões psicossociais em torno da pessoa infectada pelo HIV. Rev Soc Bra Clin Med. 2008; 6(3):115-22.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11ª ed. São Paulo: Hucitec; 2008.

Bauer MW. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: Bauer MW, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 3ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2002. p.189-217.

Gazzinelli M F, Gazzinelli A, Reis DC, Penna CMM. Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença. Cad Saúde Pública. 2005;21(1):200-6.

Kitchie S. Determinantes da Aprendizagem. In: Bastable SB. O enfermeiro como educador. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2010. p. 115-167.

Richards E, Digger K. Adesão, Motivação e Comportamentos de Saúde do Aprendiz. In: Bastable SB. O enfermeiro como educador. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2010. p. 221-47.

Ministério da Saúde (BR). Manual de adesão ao tratamento para pessoas vivendo com HIV e Aids. Brasília (DF): Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids; 2008.

Cardoso AL, Marcon SS, Waidmani MAP. O impacto da descoberta da sorologia positiva do portador de HIV/AIDS e sua família. Rev Enferm UERJ. 2008;16(3):326-32.

Barroso LMM, Pereira KC, Almeida PC, Galvão MTG. Compliance with antiretroviral treatment among patients with AIDS - a descriptive study. Online Brazilian Journal of Nursing [serial on the internet]. 2006. [cited 2011 July 19]; 5(2): Avaiable from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/290