Implicações docentes nas transformações curriculares da área da saúde: Uma análise sócio-histórica
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Palavras-chave

Public Health
Medical Education
Nursing Education
Curriculum. Ciencias de la Salud
Salud Colectiva
Salud Pública
Educación em salud
Medicina
Enfermería. Saúde Coletiva
Educação Médica
Educação em Enfermagem
Curriculo.

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Resumo

Apresentamos aqui uma reflexão sobre a participação dos docentes nas mudanças curriculares dos cursos de medicina e enfermagem de uma universidade. Com o objetivo de compreender como se dá a institucionalização desses currículos como projetos coletivos de produção selecionamos professores que participam dessas implementações para através dos dispositivos do método socio-histórico, da análise institucional, fazer falar a instituição formação em saúde. A principal discussão que se faz é a de que a prática social docente se realiza numa relação dialética entre os momentos instituído, instituinte e o de institucionalização. Como conclusão tem-se que os processos recentes de reformas curriculares abordados são inovadores, pois propõem opções pedagógicas que buscam uma maior integração entre teoria e prática no entanto para potencializar o processo coletivo de produção de subjetividade, competências e habilidades na formação dos futuros profissionais de saúde é importante considerar os atravessamentos que perpassam a atividade docente no campo da saúde.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20113423
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