Facilidades e dificuldades no planejamento da integração ensino-serviço: estudo de caso
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Palavras-chave

Serviços de Saúde
Currículo
Educação

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Resumo

Objetivo: identificar as facilidades e as dificuldades no planejamento da integração ensino-serviço dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia nas Unidades de Atenção Básica à Saúde de um município do sul do Brasil. Método: estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa. Como técnica de coleta dos dados foram utilizadas a análise documental, a entrevista semiestruturada e a observação participante. Os dados foram submetidos à análise temática e ao Software Atlas Ti 5.0. Resultados os resultados foram discutidos em duas categorias temáticas: facilidades no planejamento da integração ensino-serviço e dificuldades no planejamento da integração ensino-serviço. Foi possível apreender que existe lacuna entre o preconizado na teoria e o visualizado na prática. Planejar as oportunidades de aprendizagem desenvolvidas no mundo do trabalho e da escola é uma necessidade premente para o processo de formação dos futuros trabalhadores de saúde.

Descritores: Serviços de saúde; Educação Superior; Integração Docente-Assistencial; Formação.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20113243
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