História digital baseada na experiência de sintomas urinários e intestinais na infância: Um estudo metodológico de produção tecnológica

Resumen

Objetivo: Descrever a produção de protótipo de história digital baseada na experiência de sintomas urinários e intestinais em crianças. Método: Trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem multimétodo, dividida em 2 fases: fase 1 consistiu em uma revisão sistemática de métodos mistos e um estudo de método misto (etapa quantitativa baseada em estudo retrospectivo do tipo documental por meio da análise de prontuários, e etapa qualitativa baseada em entrevistas com profissionais especialistas, responsáveis e crianças com sintomas urinários e intestinais em idade escolar). A fase 2 foi uma pesquisa metodológica de produção tecnológica do protótipo de história digital. Resultados: A partir da triangulação dos dados obtidos nas 2 fases da pesquisa multimétodo, a história desenvolvida trouxe personagens representativos do perfil de crianças com os sintomas estudados e uma narrativa com elementos da experiência desses sintomas. Conclusão: A história buscou dar protagonismo e encorajar crianças com tais sintomas para tratamento e autocuidado.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20246707
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))
HTML (English)
HTML (Português (Brasil))
EPUB (English)
EPUB (Português (Brasil))

Citas

Berry, A.K. Bladder-Bowel Dysfunction in Children: Consequences, Risk Factors and Recommendations for Primary Care Interventions. Curr Pediatr Rep (2018) [cited 2022 Jan 20] 6:220–228. Available from: https://link.springer.com/article/10.1007/s40124-018-0178-3

Salviano CF, Gomes PL, Martins G. Experiências vividas por famílias e crianças com sintomas urinários e intestinais: revisão sistemática de métodos mistos. Escola Anna Nery. FapUNIFESP (SciELO); 2020 [cited 2022 Jan 20] ;24(3). Available from: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0137

Mutambo C, Shumba K, Hlongwana KW. Exploring the mechanism through which a child-friendly storybook addresses barriers to child-participation during HIV care in primary healthcare settings in KwaZulu-Natal, South Africa. BMC Public Health. 2021 [cited 2022 Jan 20];21(1). Available from: https://doi.org/10.1186/s12889-021-10483-8

Dall'Oglio I, Gasperini G, Carlin C, Biagioli V, Gawronski O, Spitaletta G, et al. Self-Care in Pediatric Patients with Chronic Conditions: A Systematic Review of Theoretical Models. Int J Environ Res Public Health. 2021 [cited 2022 Jul 25]; 18(7):3513. Available from: https://doi.org/10.3390/ijerph18073513

Salviano CF. Experiência de crianças com sintomas urinários e intestinais: contando essa história [thesis]. Brasília: Universidade de Brasília; 2021. 179p.

Tsimicalis A, Rennick J, Stinson J, May S le, Louli J, Choquette A, et al. Usability Testing of an Interactive Communication Tool to Help Children Express Their Cancer Symptoms. Journal of Pediatric Oncology Nursing. 2018 [cited 2022 Jan 20];35(5). Available from: https://doi.org/10.1177/1043454218777728

A World of Learning Through Play [Internet]. Learningthroughplay.com. 2022 [cited 2022 Jan 28]. Available from: https://learningthroughplay.com/

Brondani JP, Wegner W. A contação de histórias como tecnologia na promoção da autonomia e participação da criança hospitalizada no cuidado de enfermagem. Journal of Nursing and Health. 2019 [cited 2022 Jan 21];9(3). Available from: http://hdl.handle.net/10183/196110

Chen SN. Storyboard-based accurate automatic summary video editing system. Multimedia Tools and Applications. 2017 [cited 2022 Jan 20];76(18). Available from: https://doi.org/10.1007/s11042-016-4160-1

Park E, Forhan M, Jones CA. The use of digital storytelling of patients’ stories as an approach to translating knowledge: a scoping review. Research Involvement and Engagement. 2021 [cited 2022 Mar 09] ;7(1). Available from: https://doi.org/10.1186/s40900-021-00305-x

O’Byrne WI, Stone R, White M. Digital storytelling in early childhood: Student illustrations shaping social interactions. Frontiers in Psychology. 2018 [cited 2022 Jan 20] ;9(OCT). Available from: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.02749

Archibald MM, Caine V, Scott SD. Intersections of the arts and nursing knowledge. Nursing Inquiry. 2017 [cited 2022 Mar 09];24(2). Available from: https://doi.org/10.1111/nin.12153

Miranda KSP, Salviano CF, Fernandes AGO, Martins G. Crianças com disfunção vesical e intestinal atendidas em ambulatório de enfermagem especializado. Cogitare Enfermagem. 2022 [cited 2022 Jan 22];27:e74374. Available from: https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.7437413.

Clever Prototypes, LLC. Storyboard That: The World’s Best Free Online Storyboard Creator [Internet]. Storyboard That. Storyboard That; 2022 [cited 2022 Jan 28]. Available from: https://www.storyboardthat.com/

Manhães R, Vieira M, Nassar V, Nishida J. Histórias em quadrinhos e storyboard: Uma análise comparativa. Dans: 2019. [cited 2022 Jan 23]. Available from: http://dx.doi.org/10.5151/ped2018-3.3_ACO_40

Animaker, faça vídeos animados grátis na nuvem [Internet]. Animaker. 2022 [cited 2022 Jan 28]. Available from: https://www.animaker.com/

Pinto T da RC, Castro DS de, Bringuente ME de O, Sant’Anna HC, Souza TV, Primo CC. Animação educativa sobre cuidados domiciliares com o prematuro. Rev Bras Enferm (Online). 2018 [cited 2022 Jan 22];71(supl.4). Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0401

Enfuroped. Malu conta a sua história [Internet]; 2021 [cited 2022 Mar 09]. Available from: https://www.youtube.com/watch?v=Uyxfj8H9PiU

Rieger KL, West CH, Kenny A, Chooniedass R, Demczuk L, Mitchell KM, et al. Digital storytelling as a method in health research: a systematic review protocol. Systematic Reviews. 2018 [cited 2022 Jan 20].;7(1):41. Available from: https://doi.org/10.1186/s13643-018-0704-y

Pinheiro M, Vieira SA, Sasso T, Oliveira MF dos S de, Abaid JLW, Filippin NT. Nós somos seus amigos: um filme de animação digital para crianças em tratamento quimioterápico. Research, Society and Development. 2020 [cited 2022 Jan 27]. ;9(12). Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11253

McGlashan HL, Dineen RA, Szeszak S, Whitehouse WP, Chow G, Love A, et al. Evaluation of an internet-based animated preparatory video for children undergoing non-sedated MRI. British Journal of Radiology. 2018 [cited 2022 Jan 28]. ;91(1087). Available from: https://doi.org/10.1259/bjr.20170719

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2024 Array