Resumen
Objetivo: Identificar las posibilidades/condiciones de accesibilidad para la persona sorda sobre la información relacionada con la pandemia de coronavirus disponible en la plataforma YouTube. Método: El estudio descriptivo exploratorio analizó vídeos disponibles en los sitios web oficiales del gobierno brasileño entre marzo/2020 y marzo/2021. Se buscaron aspectos indicativos de accesibilidad en la comunicación (subtítulos y/o intérprete de lengua de señas) en los contenidos audiovisuales. Resultados/discusiones: De los 2.577 vídeos a los que se accedió, casi el 60% presentaban una accesibilidad parcial (lengua de señas o subtítulos), aproximadamente el 30% ninguna accesibilidad y el 9,8% contaban con subtítulos y lengua de señas. Así, la esperada condición de accesibilidad en la comunicación (presencia de subtítulos y lengua de señas en los materiales audiovisuales) presentó un bajo porcentaje, en contraste con el alto número de vídeos sin accesibilidad. Conclusiones: Los recursos audiovisuales son fundamentales en la comunicación de la persona sorda y condiciones...
Citas
Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 4a ed. Rio de Janeiro: ABNT; 2020 [cited 2021 Sept 03]. Available from: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/NBR9050_20(1).pdf
Brasil. Lei n. 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) [Internet]. Brasília, DF: Presidência da República; 2015 [cited 2021 Aug 23]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm
Brasil. Decreto n. 9.656, de 27 de dezembro de 2018. Altera o Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005 e regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras [Internet]. Brasília, DF: Presidência da República; 2018 [cited 2021 Aug 23]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9656.htm#art1
Santana EB. Ações de educação em saúde e desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis: estratégias voltadas à redução da subnotificação dos casos suspeitos de infecção pelo vírus Zika [master’s thesis]. Salvador, BA: Universidade do Estado da Bahia; 2018. [cited 2021 Sept 03]. Available from: http://ramo.uneb.br:8080/bitstream/20.500.11896/1525/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%20ELOISA%20BAHIA%20SANTANA%20.pdf
Ministério da Saúde (BR). Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus (2019-nCoV). [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2020 [cited 2021 Aug 23]. Available from:https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40195/2/Protocolo_Tratamento_Covid19.pdf
Magalhães AJA, Rocha MHA, Santos CS, Dantas CB, Manso GJMC, Ferreira MDA. O ensino da anamnese assistido por tecnologias digitais durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2020 [cited 2021 Aug 23];44(1):e163. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200437
Ministério da Saúde (BR). Manual de recomendações para prevenção e cuidado da COVID-19 no sistema prisional brasileiro. Dispõe sobre a prevenção e dos cuidados necessários para controlar a proliferação da COVID-19 no sistema prisional brasileiro [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2020 [cited 2021 Aug 23]. Available from: https://www.gov.br/depen/ptbr/arquivos/ManualCOVID19DEPEN1edicao.pdf
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.Informações completas: população residente por tipo de deficiência permanente [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2010 [cited 2021 Aug 23]. Available from: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico-2010.html?edicao=9749&t=destaques
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Conheça o Brasil: território -Divisão Político-Administrativa e Regional [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; [2021?] [cited 2021 Aug 23]. Available from: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18310-divisao-politico-administrativa-e-regional.html
Ministério da Economia (BR). Governo digital: Vlibras [Internet]. Brasília: Ministério da Economia; [2021?] [cited 2021 Aug 23]. Available from: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/vlibras/
Santos JPS, Horta F, Grade A. Desempenho em tarefas de leitura e escrita de alunos surdos do 1º Ciclo do Ensino Básico ao nível do Português L2. Rev Edu Esp [Internet], 2020 [cited 2021 Sept 02], v. 33 – Publicação Contínua. Available from: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X34664
Cinto LJ, Prado EF. Acessibilidade na WEB com foco em deficiência auditiva. EduFatec [Internet]. 2018 Jul-Dez [cited 2021 Aug 23];1(2):1-24. Available from: http://ric.cps.sp.gov.br/bitstream/123456789/5088/1/ACESSIBILIDADE%20NA%20WEB%20COM%20FOCO%20EM%20DEFICI%c3%8aNCIA%20AUDITIVA.pdf
Caran GM, Biolchini JCA. Fatores de acesso à informação para a promoção da saúde do deficiente visual: um mapeamento sistemático da literatura. In: 16a Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação [Internet]; 2017 [cited 2021 Aug 23]. p. 1-19. Available from: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/3057/11.%20FATORES%20DE%20ACESSO%20%c3%80%20INFORMA%c3%87%c3%83O%20PARA%20A%20PROMO%c3%87%c3%83O%20DA.pdf?sequence=1
Gelfert A. Fake News: a definition. Informal Logic [Intenet]. 2018 [cited 2021 Aug 23];38(1):84-117. Available from: https://informallogic.ca/index.php/informal_logic/article/view/5068
Galindo NM, Sá GGM, Pereira JCN, Barbosa LU, Barros LM, Caetano JA. Information about COVID-19 for deaf people: an analysis of Youtube videos in Brazilian sign language. Rev Paul Enferm [Internet]. 2021 [cited 2021 Aug 23];74(1): e 20200291. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33533803/

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2022 Array