Educación Permanente en el servicio de atención prehospitalaria móvil de urgencia: revisión integradora
HTML (English)
HTML
HTML (Português (Brasil))
EPUB (English)
EPUB
EPUB (Português (Brasil))

Palabras clave

Education
Continuing
Emergency Medical Services
Inservice Training. Educación Continua
Servicios Médicos de Urgencia
Capacitación en Servicio. Atendimento pré-hospitalar móvel
Práticas de ensino
Serviço de atendimento móvel de urgência
Educação no serviço
Emergência
Urgência.

PlumX Metrics

Resumen

Objetivo: identificar en publicaciones sobre el servicio de atención móvil de urgencia, cómo la educación Permanente en salud está siendo incorporada a la práctica de enseñanza. Método: revisión integradora en tres bases de datos, con corte temporal de 2010 a 2020. Resultados: tres artículos seleccionados, emergiendo dos categorías: Necesidad de la práctica de educación para atender demandas en la atención prehospitalaria móvil; e Incorporación de la educación Permanente como estrategia para nuevas prácticas en el servicio de atención móvil de urgencia. Conclusión: Hay una demanda grande del número de atendimientos en las redes de urgencia, principalmente en el componente prehospitalario. Sin embargo, la incorporación de la educación Permanente como estrategia para nuevas prácticas en el servicio, todavía no está muy clara, ya que solo tres artículos la mencionaron. Se sugiere que se realicen nuevas investigaciones que introduzcan la educación Permanente en la práctica del servicio prehospitalario móvil de urgencia, lo que proporcionaría una relectura crítica de las prácticas de trabajo y de sus necesidades, para, así, poder transformarlas.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20205928
HTML (English)
HTML
HTML (Português (Brasil))
EPUB (English)
EPUB
EPUB (Português (Brasil))

Citas

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria 2048 de 5 de novembro de 2002. Aprova o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 nov 2002. [cited mar 2016]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt2048_05_11_2002.html

Brasil. Ministério da Saúde. Lei 8080/90 de 19 setembro de 1990. Dispõe sobre a promoção , proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. [internet] Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 set. 1990. [cited mar 2016]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm

Brasil. Ministério da Saúde. Lei 1863/03 de 29 de setembro de 2003. Institui a Política Nacional de Atenção às Urgências, a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão [internet. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 set. 2003. [cited mar 2016]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2003/prt1863_26_09_2003.html

Santana J, Batista C, Dutra B, Lima A, Campos A, Melo C. Profile of nurses fron a móbile urgency care services. J Nurs UFPE on line [internet] 2013 [cited 2016 Mar]; 10 (3). Available from: www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/.../12766

Ministério da Saúde (Brasil). Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2003. [cited mar 2016]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politicanacionaleducacaopermanentesaude.pdf

Merhy EE, Onocko, R. Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: HUCITEC; 1997.

Soares, Cassia Baldini; Hoga, Luiza Akiko Komura; Peduzzi, Marina; Sangaleti, Carine; Yonekura, Tatiana; Silva, Deborah Rachel Audebert Delage. Integrative review: concepts and methods used in nursing. Rev Esc Enferm USP [internet]. 2014 apr [cited 2016 nov 17]; 48(2): 335-45. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&nrm=iso&lng=pt&tlng=pt&pid=S0080-62342014000200335.

The Joanna Briggs Institute. Joanna Briggs Institute's user manual: version 5.0 system for the unified management. Assessment and Review of Information. Adelaide: Joanna Briggs Institute; 2011. [cited 2016 may 10]. Available from: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/reviewersmanual-2011.pdf.

Veronese A, Carmona EV, Silva JB, Carvalho SD, Trevisan DD, Beck ARM. Instruments for the evaluation of the quality of life in children and adolescents with diabetes mellitus Rev. Min. Enferm [internet]. 2015 jul.-sept. [cited 2016 mar]; 19(3): 768-773. Available from: http://www.revenf.bvs.br/pdf/reme/v19n3/en_v19n3a18.pdf

Cavalcanti ACD, Pereira JMV. Diagnóstico de enfermagem de pacientes com insuficiência cardíaca: revisão integrativa. Online braz j nurs [internet] 2014; 13 (1):113-125 [cited 2016 mar 18]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3916

Oxford Centre for Evidence-Based Medicine [homepage] Levels of Evidence 2011; [1 tela]. [cited 2016 mar 18]. Available from: http://www.cebm.net/wp-content/uploads/2014/06/CEBM-Levels-of-Evidence-2.1.pdf

Karino ME, Felli VEA. Enfermagem baseada em evidências: avanços e inovações em revisões sistemáticas. Cienc Cuid Saude [internet] 2012 [cited 2016 mar 18]; 11(suppl.): 11-15. Available from: http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/17048/pdf

Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoa de Ensino Superior (Brasil). [homepage] Classificação da produção intelectual; [1 tela]. [cited 2016 mar]. Available from: http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/classificacao-da-producao-intelectual

Aekka A, Abraham R, Hollis M, Boudiab E, Laput G, Purohit H et al. Prehospital trauma care education for first responders in India. J Surg Res [internet] 2016 Aug [cited 2016 nov]; 197 (2):331-338. Available from:

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022480415003108# [included in the review]

Tobase L, Tomazine EAS, Teodoro SV, Piza NRS, Peres HHC. Ensino à distância na educação permanente em Urgência e Emergência. J. Health Inform. [Internet] 2012 Dec [cited 2016 mar]; 4(Esp.): 125-9. Available from: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/242/131. [included in the review]

Hetti LBE, Bernardes A, Gabriel CS, Fortuna CM, Maziero VG. Educação permanente/continuada como estratégias de gestão no serviço de atendimento móvel de urgência. Revista Eletrônica de Enfermagem (REE) [internet] 2013 Dez [cited 2016 feb]; 15(4): 973-982. Available from: https://www.fen.ufg.br/fen_revista/v15/n4/pdf/v15n4a15.pdf[included in the review]

Peixoto LS, Gonçalves LC, Costa TD, Tavares CMM, Cavalcante AEA. Educação permanente, continuada e em serviço: desvendando seus conceitos. Revista Eletrônica Enfermería Global [Internet]. 2013 [cited 2016 mar]; 29: 324-339. Available from: http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v12n29/pt_revision1.pdf

Teston EF, Costa MAR, Baldissera VDA, Marcon SS. Educational views and practices of medical and nursing professionals: a descriptive study. Online braz j nurs [Internet]. 2013 Dec [cited 2016 mar]; 12 (4): 975-85. Available from: http://www. objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4133. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20134133.

Salles RS, Corvino MPF, Gouvea MV. Continuing education and quality in a public hospital: a descriptive study. Online braz j nurs [internet] 2015 Mar [cited 2016 mar]; 14 (3):248-54. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/ nursing/article/view.

Blomberg H, Svennblad B, Michaelsson K, Byberg L, Johansson J, Gedeborg R. Prehospital trauma life support training of ambulance caregivers and the outcomes of traffic-injury victims in Sweden. J Am Coll Surg [internet]. 2013 dec [cited 2016 nov 16]; 217(6): 1010-9. Available from: http://www.journalacs.org/article/S1072-7515(13)00986-1/fulltext.

Cristiani CV, Salvador FGF, O’Dwyer G. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: análise da política brasileira. Rev Saúde Pública [Internet]. 2011 [cited 2016 mar]; 45(3): 519-28 Available from: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n3/2335.pdf