Câncer bucal na estratégia de saúde da família: estudo descritivo exploratório

Resumen

Projeto de dissertação do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense Objetivos: analisar a prática de cirurgiões-dentistas da Estratégia de Saúde da Família de um município da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro para o enfrentamento do câncer bucal e descrever a organização da rede de prevenção e atenção ao câncer bucal neste município. Método: Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. Os participantes serão todos os cirurgiões-dentistas que atuam em unidades da Estratégia de Saúde da Família, além de gestores municipais. Serão adotadas as técnicas de entrevistas individuais e grupo focal para a produção dos dados, que serão submetidos à análise temática, procurando-se promover o diálogo entre as falas dos sujeitos participantes e o referencial teórico.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20155363
HTML (Português (Brasil))
EPUB (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
HTML (English)
HTML
PDF
PDF (English)
EPUB (English)
EPUB

Citas

Instituto Nacional do Câncer (Brasil). Estimativa de câncer no Brasil 2014. Rio de Janeiro: INCA; 2014. [cited 2014 Jan 23]. Available from: http://www.inca.gov.br/estimativa/2014/

Fabrício BS; Malena RFS; Clarissa PF; Paulo GBS; Ana PNNA. Oral cancer from a health promotion perspective: experience of a diagnosis network in Ceará. Braz. Oral res. 2014 June; 28(suppl).

Noonan B. Understanding the reasons why patients delay seeking treatment for oral cancer symptoms from a primary health care professional: an integrative literature review. Eur J Oncol Nurs. 2014 Feb; 18(1): 118-24.