Resumen
Trata-se de uma reflexão sobre o cuidado prestado pelas enfermeiras obstétricas no nascimento, que aborda os aspectos relacionados ao número de especialistas, aos fatores que estão impulsionando a formação de novos profissionais e os princípios que devem nortear o sua prática. Apresenta como elementos essenciais do cuidado humanizado: o relacionamento, a presença genuína, o compartilhar conhecimento, a atitude de compreensão, a sensibilidade, a competência técnica e a interdisciplinaridade. Conclui que apesar de todo respaldo legal e o crescimento gradativo no número de enfermeiras obstétricas, ainda são inúmeras as dificuldades enfrentadas para sua atuação na equipe de saúde do centro obstétrico. É necessário continuar investindo na formação de profissionais com competência técnica e humanística para que possam propor alternativas de transformação da realidade e passem a ocupar definitivamente um espaço no mundo da assistência obstétrica.Citas
BONADIO, I. C.; RIBEIRO, S. A. O.; RIESCO, M. L.G.; ORTIZ, A. C. L.V.Levantamento do número de enfermeiros obstetras formados nos últimos 20 anos pelas escolas de enfermagem do Brasil. Nursing, n.8, p.25-29, 1999.
BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria nº 163, de 22 de setembro de 1998. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 set.1998. Seção 1, p.24.
BRÜGGEMANN, O.M. Humanização do Nascimento: realidade e possibilidades. Apresentado na Mesa Redonda - Assistência Humanizada Ao Parto no II Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, Salvador, 2002. Mimeografado.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Área Técnica da Saúde da Mulher. Relatório da 1a Reunião de avaliação dos cursos de especialização em enfermagem obstétrica financiados pelo Ministério da Saúde em 1999 e 2000, Brasília, 2002.
PAGE A.L. The new midwifery: science and sensitiviy in practice. London: Churchill Livingstone, 2000.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Assistência ao parto normal: um guia prático. Genebra, 1996.
SANTOS, O.M.B. dos. A enfermagem como diálogo vivo: uma proposta humanística no cuidado á mulher e família durante o processo do nascimento. Florianópolis, UFSC, 1998. Dissertação (Mestrado). Curso de mestrado em Assistência de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina.