Resumen
Um estabelecimento que constitua uma inovação e um meio de ampliação dos cenários de prática da universidade torna-se importante por configurar uma atividade acadêmica muito importante: a extensão. O trabalho possui como objetivo um relato de experiência da presente definição do Centro de Cuidados de Enfermagem (CCENF), espaço em que a enfermagem pode atuar junto à comunidade, proporcionando melhorias das condições de saúde e existência dela. Desta forma o método é a descrição do desenvolvimento das atividades previstas para a implantação e desenvolvimento do CCENF e o seu andamento (1ª publicação). O resultado é a exposição das atividades já executadas e daquelas pendentes, cuja abordagem contribuirá para a efetivação do trabalho de implantação. É possível, assim, realizar o embasamento deste ambiente de autonomia para a atuação da enfermagem, proporcionando imensa satisfação aos profissionais em fazê-lo e apresentá-lo.Citas
Castro DSP et al, (org.). Existência e Saúde. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo; 2002.
Dilly CML, Jesus MCP. Processo educativo em Enfermagem: Das concepções pedagógicas à prática profissional. São Paulo: Robe Editorial; 1995.
Villarosa FN (org.). A Estimativa e a Divisão do Território no Distrito Sanitário. Brasília: OPAS/OMS; 1993.
Santos I, Figueiredo N, Sobral V, Tavares C. Caring: building na new history of sensibility. Online Braz J Nurs [ internet ] 2002 [ cited Feb 10 2003 ]1(3). Available from: http://www.uff.br/nepae/objn 103santosietal.htm.